Os telômeros são as extremidades dos cromossomos. Eles são considerados como fatores chaves para o envelhecimento de todo o organismo, inclusive da pele. Têm como principal função proteger o material genético transportado pelos cromossomos.
No entanto, conforme as células se multiplicam para promover a regeneração dos tecidos do organismo, o comprimento dos telômeros é reduzido. Com o passar do tempo, os telômeros ficam tão curtos que não são mais capazes de proteger o material genético, o que faz com as células parem de se reproduzir e atinjam um estado de senescência, isto é, de envelhecimento, que é sentido em todo o organismo.
As células que se reproduzem com maior rapidez, como as da pele, são as principais afetadas pelo encurtamento dos telômeros. Por isso, um dos segredos para manter a jovialidade do tecido cutâneo é apostar em medidas que vão contribuir com a preservação do comprimento dessas estruturas.
Felizmente, com o avanço das pesquisas e tecnologias, hoje já existem cosméticos capazes de atuar justamente nesse fator chave do envelhecimento da pele.
Ludmila Bonelli, cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle. Instagram: @ludmilabonelli