É perfeitamente possível. A realização da rinoplastia após a rinomodelação não é uma prática incomum.
Enquanto alguns pacientes chegam ao consultório querendo tornar permanente o resultado já perdido da rinomodelação, outros realizaram o procedimento injetável justamente para ter uma ideia de como seria o efeito da cirurgia plástica e, assim, realizá-la com maior confiança. Existe ainda um grupo de pacientes que busca a rinoplastia por não estar satisfeito com o resultado da rinomodelação, pois é um procedimento com certas limitações, sendo indicado geralmente apenas para a correção de leves assimetrias e imperfeições no nariz.
Aqueles que desejam realizar a rinoplastia após a rinomodelação precisam adotar alguns cuidados adicionais, como aguardar a reabsorção da substância preenchedora.
A principal substância utilizada nos preenchimentos injetáveis é o ácido hialurônico, que, por ser biocompatível, é reabsorvido pelo organismo em torno de um ano. Então, o ideal é aguardar esse período antes da realização da rinoplastia.
Dessa forma, o médico poderá avaliar seu nariz como realmente é, para elaborar uma estratégia capaz de conferir resultados satisfatórios e, ao mesmo tempo, naturais. Dependendo do caso, quando o paciente está com pressa para realizar a cirurgia, uma opção é a aplicação de hialuronidase, uma enzima que degrada o ácido hialurônico, revertendo seus efeitos. A substância deve ser aplicada pelo menos 2 semanas antes da cirurgia, mas pode não degradar o ácido por completo em apenas uma aplicação.
Dr. Paolo Rubez, cirurgião plástico formado pela UNIFESP, membro da BAPS (Brazilian Association of Plastic Surgeons), da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e da Sociedade de Cirurgia de Enxaqueca dos EUA. Instagram: @drpaolorubez