A inflamação é uma resposta do sistema imunológico que ocorre quando o corpo está tentando combater infecções. É exatamente o que acontece quando se é acometido por uma ferida no corpo.
Quando a ferida fica vermelha e você sente dor, inchaço e sensação de calor no local, esse pode ser um sinal de que vírus ou bactérias estão tentando invadir a lesão. Se essa inflamação não for tratada e persistir por muito tempo, o processo cicatricial da ferida pode ser significativamente prejudicado, causando complicações mais sérias.
Por mais simples que seja uma ferida, ela pode se tornar complexa caso não seja devidamente avaliada. Em alguns casos, a troca do curativo somente não garante o tratamento da lesão. Sugiro sempre que o paciente procure por um serviço que tenha profissionais capacitados para avaliar e implementar às medidas adequadas e efetivas. Isso contribui para a otimização do processo de cicatrização e evita problemas maiores.
Uma ferida complexa é aquele que demanda múltiplas abordagens terapêutica para interromper as barreiras que dificultam a cicatrização. Muitas vezes, essas feridas são apresentadas com biofilme, sinais de inflamação exuberantes, bordas irregulares, dor, meses e até mesmo anos sem melhora.
Dra. Bianca Oliveira, médica hiperbarista especialista no tratamento de feridas e diretora e CEO da Cicatriclin Hipermed. Instagram: @cicatriclin_franquias