As expressões “infecção alimentar” e “intoxicação alimentar” são frequentemente usadas de forma intercambiável, mas se referem a processos ligeiramente diferentes. Ambos os termos estão relacionados a doenças transmitidas por alimentos, mas a distinção está na forma como essas doenças são causadas.
A infecção alimentar ocorre quando microrganismos, como bactérias, vírus, parasitas ou fungos, entram no organismo através da ingestão de alimentos contaminados e se multiplicam no trato gastrointestinal, causando infecção no corpo.
Já a intoxicação alimentar ocorre quando uma pessoa ingere alimentos que contêm toxinas ou substâncias químicas prejudiciais, muitas vezes produzidas por bactérias presentes nos alimentos e que não foram eliminadas durante processos de higienização ou preparo adequados dos alimentos. Ou seja, não ocorre necessariamente a multiplicação dos microrganismos no nosso corpo.
Dra. Marcella Garcez, médica Nutróloga, mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. Instagram: @dra.marcellagarcez