Quais são os melhores procedimentos estéticos para cicatrizes de acne?
As cicatrizes de acne se formam pelo processo inflamatório intenso do local, que agride o tecido e destrói fibras colágenas e elastina. Com o fim do processo, um novo tecido se forma de maneira desordenada, gerando a cicatriz, que varia dependendo da intensidade do processo inflamatório e pode ser de diferentes tipos.
O tratamento é definido de acordo com o tipo de cicatriz. Para cicatrizes avermelhadas, podemos utilizar lasers vasculares, como o Fotona Nd:YAG e luz intensa pulsada. Já para cicatrizes atróficas, usamos lasers que estimulem a renovação do tecido, por exemplo o Erbium, CO2, radiofrequência microagulhada.
Bioestimuladores também melhoram a estrutura e a qualidade do tecido, assim como o Bioremodelador com Profhilo, que age na superfície cutânea e reduz o aspecto cicatricial. Peeling químico também ajuda na renovação celular.
Além disso, produtos cosméticos com ácido glicólico, ácido retinóico, ácido salicílico podem ser úteis para o tratamento das cicatrizes de acne, pois esses ativos têm o poder de promover a renovação celular. A niacinamida e o ácido tranexâmico são outros ingredientes que atuam na melhora da textura e da coloração da pele.
Dra. Fernanda Porphirio, dermatologista e especialista em Dermatologia e Estética pelo New York Cosmetic, Skin & Laser Surgery Center, e pelo Hospital Mount Sinai New York