
Se você quer emagrecer de forma saudável e consistente, é fundamental adotar alguns cuidados alimentares, entre eles, não fazer dietas radicais, não restringir grupos alimentares, fazer pequenas refeições com intervalos definidos ao longo do dia, diminuir a ingestão de açúcar refinado, refrigerante e ultraprocessados, beber bastante água e contar com a orientação de um profissional.
Existem alimentos que podem ser considerados grandes aliados da perda de peso. No entanto, vale ressaltar que nenhum deles é milagroso, ou seja, sozinhos, eles não são capazes de causar o emagrecimento.
Esse processo depende de hábitos de vida sustentáveis e de longo prazo, incluindo, além da dieta balanceada, a prática de exercícios físicos, a qualidade do sono e o gerenciamento do estresse.
Quais alimentos ajudam a emagrecer?
O limão está entre os alimentos que podem ajudar a emagrecer. Ele não contém calorias e pode ser adicionado na água para substituir outros líquidos como refrigerantes.
O ovo é uma ótima fonte de proteína e tem um alto teor de vitaminas. O grão-de-bico é outro exemplo de alimento rico em proteína e com baixo teor de gorduras.
Por ter poucas calorias e gorduras, o leite de amêndoas é uma boa opção para substituir o leite de vaca. As frutas são excelentes para comer em um lanche da tarde, por exemplo, uma vez que oferecem fibras e muitos nutrientes ao organismo.
O azeite de oliva contribui para a sensação de saciedade e para o aumento da taxa metabólica. A batata-doce também é um alimento recomendado para uma dieta emagrecedora, mas é importante evitar que ela seja frita.
O chá verde ajuda a acelerar o metabolismo, assim como o gengibre. Por último, podemos citar a linhaça, que é rica em fibras, proteínas e considerada uma gordura boa.
Dra. Deborah Beranger, endocrinologista, com pós-graduação em Endocrinologia e Metabologia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e pós-graduação em Terapia Intensiva na Faculdade Redentor. Instagram: @deborahberanger