
Na hora de escolher um protetor solar para treinar, o melhor a se fazer é optar por produtos que sejam resistentes à agua e ao suor e que tenham toque seco.
Além disso, é recomendado priorizar fórmulas oil free, não comedogênicas e com texturas leves, que oferecem maior conforto e evitam a sensação pegajosa na pele.
Também é necessário verificar se o protetor oferece proteção de amplo espectro (contra os raios UVA e UVB), se é dermatologicamente testado e se tem, no mínimo, FPS 30.
Protetores em gel ou spray costumam ser boas opções para a prática de atividades físicas, uma vez que facilitam a reaplicação.
Qual a importância de utilizar protetor solar durante a prática de atividades físicas?
Usar protetor solar durante as atividades físicas, especialmente ao ar livre, é fundamental para prevenir câncer de pele, queimaduras solares, envelhecimento precoce e o surgimento de manchas. Mesmo em dias nublados, o produto deve ser aplicado e reaplicado a cada duas horas.
Lembre-se: proteger a pele antes, durante e após os treinos contribui não só para a saúde cutânea imediata, mas também para a manutenção da integridade e da elasticidade ao longo dos anos, reduzindo o risco de doenças sérias.
Dr. Lucas Miranda, médico dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia fundador da Clínica Lucas Miranda, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Instagram: @drlucasmiranda.dermato
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.