Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Por que é tão importante malhar as pernas?

Por Dr. Marcos Cortelazo
Atualizado em 21 out 2024, 22h28 - Publicado em 7 jun 2023, 08h30
Por que é tão importante malhar as pernas?
Ortopedista explica que o fortalecimento dos membros inferiores é fundamental para a saúde articular | (fxquadro/Freepik)
Continua após publicidade

As pernas são a base para a maioria das atividades. Elas abrigam alguns dos maiores músculos do corpo, e construir pernas saudáveis pode melhorar o desempenho, reduzir lesões e aumentar a resistência. Pular o treino de pernas é extremamente maléfico para uma das articulações mais importantes e sobrecarregadas do corpo: a dos joelhos.

Quando temos um aumento do peso corporal, pela hipertrofia dos músculos superiores, sem que os músculos da pele acompanhem esse aumento, criamos uma sobrecarga articular nos joelhos. Isso causa um trauma repetitivo e excessivo da cartilagem, que culmina em sua degeneração. É fundamental que o estímulo muscular também seja dado aos músculos da perna.

Como o joelho depende da ação de 10 músculos para funcionar – quadríceps femoral (vasto medial, vasto intermédio, vasto lateral e reto femoral), isquiotibiais (semitendíneo, semimembranáceo e bíceps femoral), tensor da fáscia lata e gastrocnêmios (gastrocnêmio medial e gastrocnêmio lateral) – o alongamento e fortalecimento desses músculos protege e melhora a função articular dos joelhos. 

Todos os exercícios de perna são importantes. Isso porque eles trazem diretamente três benefícios básicos: ajudam na manutenção do peso corporal, fortalecem a musculatura e ativam a circulação do líquido sinovial, que nutre a cartilagem através do processo de embebição. Além disso, treinar essa região é extremamente benéfico para a circulação sanguínea do corpo inteiro

O ideal é dar a mesma atenção e intensidade que treinamos os músculos superiores. A progressão de carga deve ser feita com o tempo, tomando cuidados também com excessos para não lesionar os músculos e inflamar as articulações. Em caso de dores na região, é fundamental procurar um ortopedista.

Continua após a publicidade

Respondido por:

Dr. Marcos Cortelazo, ortopedista especialista em joelho e traumatologia esportiva.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.