Imagem Blog

BOA FORMA responde

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

O que fazer para aliviar dor muscular pós-treino?

Por Dr. Daniel Oliveira
13 jun 2025, 08h00
dor muscular pos treino o que fazer
O que fazer para aliviar dor muscular pós-treino? | (drobotdean/Freepik)
Continua após publicidade

A dor muscular pós-treino geralmente acontece entre 12 e 72 horas após uma atividade física não habitual ou mais intensa do que o habitual. Tende a ser mais frequente em iniciantes ou pessoas que aumentaram recentemente a intensidade, o volume ou o tipo de treino.

Ela surge devido à microlesões nas fibras musculares, que desencadeiam uma resposta inflamatória local, e é esperada como parte do processo adaptativo do músculo ao estímulo físico.

O que fazer para aliviar dor muscular pós-treino?

Para aliviar a dor muscular pós-treino, pode ser realizada a aplicação de compressas frias nas primeiras 24 horas, pois isso ajuda a controlar a inflamação local. Após esse período, pode fazer compressa quente, para promover o relaxamento muscular.

Atividades físicas leves, como caminhadas ou exercícios de baixa intensidade, são boas opções para estimular a circulação sanguínea e favorecer a recuperação do corpo.

Além disso, técnicas de liberação miofascial, massagens terapêuticas e alongamentos suaves também podem ajudar no alívio da dor muscular pós-treino.

Continua após a publicidade

Dormir bem, comer proteína e beber bastante água são cuidados indispensáveis para o processo regenerativo.

O que não pode fazer?

Não é recomendado utilizar indiscriminadamente anti-inflamatórios não esteroidais sem indicação médica. Embora eles aliviem a dor, esses medicamentos podem afetar negativamente o processo natural de reparo muscular.

Retornar aos treinos sem se recuperar adequadamente também é contraindicado, pois pode aumentar o risco de lesões.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que, nos dias de descanso, a imobilidade completa ou o repouso absoluto não é o melhor a se fazer, uma vez que isso compromete a circulação. Técnicas não comprovadas cientificamente devem ser evitadas.

Respondido por:

Dr. Daniel Oliveira, médico ortopedista especialista em coluna vertebral e diretor do Núcleo de Ortopedia e Traumatologia de Belo Horizonte. Instagram: @danieloliveiracoluna

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.