Prejuvenation é um termo criado para expressar a associação da prevenção do fotoenvelhecimento com o rejuvenescimento, através de várias técnicas como “botox” (toxina botulínica), preenchimento (ácido hialurônico injetável), e tecnologias diversas (ultrassom microfocado, luz pulsada, lasers).
Essa mistura de prevenção e rejuvenescimento inclui a adoção de medidas preventivas, para retardar o aparecimento de rugas, manchas e flacidez. Fatores ambientais como poluição, exposição solar, tabagismo e alcoolismo, impactam diretamente na pele, pois estimula a produção de radicais livres que levam ao fotoenvelhecimento precoce. Portanto, adotar hábitos saudáveis, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas em excesso, aplicar protetor solar FPS 30 no mínimo diariamente, limpar bem a pele e hidratar com antioxidantes, previnem sim o envelhecimento causado por fatores externos. Outro fator que influi no envelhecimento é a dieta. O açúcar, causa um processo conhecido como glicação. A glicação leva ao envelhecimento da célula. Na pele esse envelhecimento é visto a longo prazo como rugas e flacidez.
No caso de alguns sinais de envelhecimento já instalados, precisamos tratá-los de maneira precoce para que não evoluam e piorem. Isso porque, quanto maior o grau de envelhecimento instalado, maior a dificuldade para reverte-lo. Quanto mais técnicas associarmos, mais natural o resultado. Ao contrário do que muitos imaginam, quando associamos técnicas, fazemos um pouco de cada necessidade para cada paciente, melhorando a pele de forma global. Podemos usar bioestimuladores de colágeno injetável e ultrassom microfocado para estimular produção de colágeno. Com essa associação, produzimos mais colágeno e não corremos o risco de “volumizar” o rosto do paciente, há melhora da flacidez sem aumento de volume. Outro exemplo interessante é a associação de skinbooster (ácido hialurônico injetável que hidrata a pele, estimula colágeno, mas não volumiza), com toxina botulínica nos pés de galinha. Esse skinbooster melhora a qualidade da pele nessa região e melhora as rugas a longo prazo, melhorando a duração e o resultado da toxina botulínica.
Quanto mais cedo começar a cuidar da pele, menor a necessidade de grandes intervenções a longo prazo. Portanto, uma rotina saudável associada a procedimentos bem indicados quando os primeiros sinais de envelhecimento forem aparecendo é uma receita perfeita para ir estimulando o colágeno e evitando a progressão do envelhecimento. Dessa forma, o resultado é natural e a necessidade de intervenções é menor, ao longo dos anos, de maneira natural e progressiva. Diferente de quem passa anos sem se cuidar e de repente quer resolver todos os problemas (flacidez grave, rugas profundas, manchas) de uma vez só. Nesse caso precisamos de muitos procedimentos, grande investimento de tempo, dinheiro e muitas vezes o resultado não alcança a expectativa da pessoa.
Respondido por:
DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @drapaoladermatologista