A transição menopausal é um período que começa, normalmente, entre os 35-38 anos e pode durar 10, 15, 20 anos. Nele, a mulher já não apresenta a mesma frequência de produção hormonal dos ovários, mas ainda não está na menopausa ou até mesmo está longe dela.
Ou seja, a transição menopausal é quando você ainda é fértil, porém começa a ter algumas alterações que mudam sua produção hormonal e o efeito dos hormônios no seu corpo.
Sintomas da transição menopausal
Os sintomas dessa fase, assim como os da menopausa, podem ser inespecíficos. Algumas pessoas podem sentir fogachos menos intensos, uma confusão mental, lapso de memória, queda de libido e de energia, falta de concentração, dificuldade de reter informação, oscilação do humor, uma TPM mais forte e queda de rendimento na atividade física.
Diagnóstico
O diagnóstico da transição menopausal é essencialmente clínico. Não tem exame complementar que diagnostique esse período. É preciso ter uma equipe de saúde com um olhar integrativo e global, que saiba identificar e que escute atentamente todos os pontos e queixas da pessoa. Eventualmente, pode ter alguma alteração muito discreta nos exames laboratoriais que pode indicar que você está passando por esse momento.
Dra. Maria Clara Martins, médica endocrinologista ,metabologista e nutróloga. Instagram: @dramariaclaramartins