BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Minoxidil ajuda a crescer cabelo?

Especialista em transplante capilar explica se o Minoxidil realmente estimula o crescimento dos fios

Por Dra. Letícia Ambrosano
8 Maio 2024, 08h00

Minoxidil é um medicamento que foi desenvolvido e utilizado desde a década de 1965 para abaixar a pressão arterial, por ser um vasodilatador, e como efeito colateral, ele apresentou uma melhora do crescimento do cabelo e dos pelos. Sendo assim, desde a década de 80, passou a ser usado no tratamento de queda dos fios, especialmente alopecia andrognética e, na época, era encontrado apenas em loção. Agora, ele também existe via oral ou sublingual.

É recomendado para queda de cabelo crônica, com nome técnico de eflúvio telógeno crônico, e calvície (alopecia androgenética). Apesar de não ser o tratamento principal, ele ajuda a engrossar os fios em casos de alopecia areata.

No uso tópico do Minoxidil, tem que tomar muito cuidado para que ele não escorra para os olhos ou para áreas nas quais não queremos aumentar os pelos e sempre lavar as mãos após a aplicação.

Além disso, oriento os pacientes a evitarem aplicar o Minoxidil e deitar em travesseiro, sofá e cama, especialmente se tiver animais de estimação, uma vez que o produto pode ser transferido para o estofado e causar problemas no pet se ele entrar em contato com o local.

Continua após a publicidade

Minoxidil ajuda a crescer cabelo?

O Minoxidil realmente é capaz de estimular o crescimento do cabelo, pois, ao ser absorvido, ele aumenta o calibre dos vasos sanguíneos locais, permitindo uma melhora do aporte sanguíneo. Com isso, chegam mais nutrientes, fatores de crescimento e oxigênio na região.

Na fase inicial do tratamento com o Minoxidil, pode ocorrer um efeito de queda antes do crescimento começar. Esse efeito, que se chama shedding e pode durar 30-45 dias, não é a piora da queda, a substância apenas “tira” mais rápido os fios que já estavam prontos para cair.

Respondido por:

Dra. Letícia Ambrosano, especialista em transplante capilar.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.