O milho é um alimento nutritivo e oferece diversos nutrientes benéficos ao corpo. Ele é uma boa fonte de carboidratos, que fornecem energia, e fibras, que auxiliam na digestão, aumentam a saciedade e ajudam no controle da fome.
Além disso, possui um alto teor de água, o que o torna levemente diurético. Também é um alimento útil na redução do colesterol, pois é rico em fibras insolúveis, que diminuem a absorção de gordura dos alimentos.
Embora não seja rico em proteínas, o milho contém importantes vitaminas do complexo B (B1, B3, B6 e B9), que são essenciais para a saúde da pele, sistema nervoso, digestão e para a formação de células e tecidos, especialmente o ácido fólico (B9), fundamental durante a gravidez.
A vitamina A também está presente em boa quantidade, sendo benéfica para a pele, visão, sistema imunológico e na prevenção de doenças. A vitamina B6 contribui para a produção de serotonina, substância responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento.
Além das vitaminas, o milho é fonte de minerais, por exemplo, magnésio, que é importante para os músculos e nervos, fósforo, que fortalece os ossos e apoia o metabolismo energético, potássio, que mantém o equilíbrio de fluidos no corpo e promove a saúde cardíaca, e zinco, que é fundamental para o sistema imunológico.
Ele também contém luteína e zeaxantina, antioxidantes benéficos para a saúde ocular e que contribuem para a proteção do sistema imunológico contra o estresse oxidativo..
Para pessoas com sensibilidade ao glúten ou problemas intestinais, o milho é uma excelente opção, uma vez que exerce um efeito protetor sobre a mucosa intestinal.
Camila Queiroz, coordenadora e professora do curso de Nutrição da Cruzeiro do Sul Virtual.