Um dos sinais mais comuns de deficiência de vitamina C é o sangramento gengival. As gengivas dependem muito dessa vitamina e, com a falta dela, elas podem se tornar inflamadas, inchadas e sangrar facilmente.
Além disso, a deficiência de vitamina C pode dar uma sensação geral de cansaço e fraqueza, já que essa vitamina é essencial para a produção de carnitina, uma molécula que ajuda a metabolizar gordura em energia.
Outro sinal de deficiência é a alteração na pele, que fica seca, áspera e escamosa. Também podem surgir pequenas manchas vermelhas, devido à fragilidade dos vasos sanguíneos capilares.
A complicação mais grave é o escorbuto, uma doença que foi considerada uma das principais causas de morte entre os marinheiros durante a época das grandes navegações. Os sintomas incluem a perda de dentes, anemia severa, infecções frequentes, e em casos extremos, grandes hemorragias, falência múltipla de órgãos e morte.
O consumo de frutas cítricas, como laranja e limão, pode prevenir e tratar o escorbuto. Hoje, essa doença ainda ocorre, mas em casos raros, geralmente entre populações com dietas muito restritivas, idosos, pessoas dependentes de bebidas alcoólicas ou com distúrbios alimentares e populações em situação de pobreza extrema.
Dra. Camila Ciancio, nutróloga. Instagram: @dracamilaciancio