
Os shampoos para cabelos cacheados são responsáveis por iniciar o processo de tratamento dos fios. Se o couro cabeludo e a haste capilar estiverem limpos, vão absorver muito mais os ativos que estão presentes em uma máscara, em um leave-in, ou em um creme de pentear.
Além disso, se o cabelo estiver com muito acúmulo de sujidade, não conseguirá aproveitar os produtos aplicados, acumulando resíduos ou simplesmente escorrendo durante o enxágue.
Como escolher shampoo para cabelo cacheado?
Se você tem o cabelo cacheado, para o dia a dia, recomendo escolher shampoos sem sulfatos, pois eles higienizam de forma mais suave, sem agredir os fios.
Caso o seu couro cabeludo seja muito ressecado, você pode optar por shampoos em creme, também chamados de co-wash. Para as pessoas que têm o couro cabeludo mais oleoso, vale apostar em shampoos com ativos como o óleo de melaleuca, extrato de menta e ácido salicílico, que ajudam a regular a produção de sebo.
Shampoos com tensoativos anfóteros, como a Cocoamidopropilbetaina, com tensoativos não iônicos, como o lauril glucosídeo e o decil glucosídeo e os tensoativos aniônicos sem sulfato, como o lauril sulfosuccinato, são os mais suaves, sendo boas opções para promover essa limpeza e não trazer tanto ressecamento.
O shampoo com sulfato promove uma limpeza maior e, em muitos casos, a pessoa pode sim precisar deles. É sempre bom lembrar que um profissional de referência pode te auxiliar na escolha do produto mais adequado para os seus fios.
Márcia Sousa, especialista em Desenvolvimento de Produtos de Curly Care