As dietas podem beneficiar o funcionamento dos rins?
Desde que a dieta seja equilibrada e que tenha como objetivo a redução gradual do peso ( caso este esteja em excesso), ela pode ser muito bem-vinda à saúde renal, sim!
As dietas ricas em frutas, verduras, legumes , cereais, grãos integrais, peixes e aves, sementes e nozes, além de pobre em sal – incluindo os embutidos, enlatados e alimentos industrializados – são comprovadamente benéficas à saúde global e, consequentemente, aos rins.
” Descascar mais e desembrulhar menos ” deve ser o lema das pessoas que se preocupam com sua saúde, mas também deveria ser o alvo de todos os pacientes diabéticos e hipertensos. Os alimentos industrializados, que teoricamente são fáceis quanto à manipulação e ao preparo, contêm muitos aditivos, gorduras saturadas e sal, os quais são prejudiciais aos rins. Esta facilidade, a longo prazo, não se justifica pelos prejuízos que sua saúde pode colher no futuro.
Ao contrário, sabe-se que uma dieta rica em potássio ( encontrado amplamente nas frutas e vegetais) é capaz de reduzir a pressão arterial e, consequentemente, diminui os riscos de disfunção renal. Não devemos esquecer da ingestão de água, cerca de 2 a 3 litros ao dia ( o cálculo ideal é 35 ml/kg de peso). Ela reduz a chance de cálculos renais. Resumindo: uma dieta rica em alimentos naturais e água, além de pobre em sal é o caminho para rins saudáveis.
DRA. CAROLINE REIGADA: Médica nefrologista