Primeiramente, para falarmos sobre como armazenar o leite materno, é fundamental ressaltar que as mães devem utilizar toucas, máscaras e lavar as mãos até a altura do cotovelo quando forem retirá-lo ou manuseá-lo, a fim de ter a correta higienização. A retirada pode ser feita por meio de bombinhas manuais ou elétricas, unilaterais ou bilaterais.
O armazenamento pode ser feito em saquinhos já prontos que permitem que a mãe escreva externamente a data da coleta para saber a questão da validade ou em um pote de vidro hermeticamente fechado e esterilizado. Lembrando que o único material recomendado para essa finalidade é realmente o vidro.
Para a esterilização do recipiente, é necessário lavá-lo em água quente em banho maria, de boca para baixo, deixar por no mínimo quinze minutos, colocar para secar também de boca para baixo em um papel toalha e, depois, utilizá-lo.
Jamais armazene esse leite na porta da geladeira, pois alterações de temperatura fazem com que ele possa ter contaminação. Então, coloque na parte central da geladeira, que é onde tem uma temperatura mais estável. Na geladeira, o leite dura até doze horas e no congelador até quinze dias. Em temperatura ambiente, dura, no máximo, de três a quatro horas.
Para descongelá-lo, opte pelo banho maria e agite lentamente para que todos os componentes se misturem e você tenha certeza que não restou nenhuma pedrinha de gelo. Jamais congele novamente, ferva ou aqueça no micro-ondas.
Antes de ofertar o leite ao bebê, não esqueça de verificar a temperatura do leite, pingando algumas gotinhas na parte interna do antebraço, por exemplo. A temperatura não deve estar muito alta, geralmente, o ideal é entre 38ºC e 40ºC, ou seja, levemente acima da nossa temperatura corporal normal.
Dra. Carolina Cursi, ginecologista e obstetra