Imagem Blog

BOA FORMA responde

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Quais são as bebidas que menos causam ressaca?

Por Isabella Aparecida Médice Urbano
7 dez 2024, 08h00
Bebidas que menos causam ressaca
 (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Algumas bebidas tendem a causar menos ressaca por terem menor concentração de congêneres, que são substâncias formadas durante a fermentação e destilação e que podem aumentar a severidade dos sintomas. Bebidas com menos congêneres geralmente causam ressacas mais leves. Aqui estão algumas delas:

Quais são as bebidas que menos causam ressaca?

Vodka: É uma das bebidas com menos congêneres, especialmente se for de boa qualidade e destilada várias vezes. Normalmente, causa menos ressaca do que outros destilados.

Gim: Assim como a vodka, o gim possui poucos congêneres, e isso o torna menos propenso a causar ressaca intensa.

Rum claro: Comparado ao rum escuro, o rum claro possui menos congêneres, o que geralmente resulta em sintomas mais leves.

Continua após a publicidade

Vinho branco: Vinho branco contém menos congêneres e taninos em comparação ao vinho tinto, sendo mais leve em termos de ressaca. No entanto, ainda é importante moderar a quantidade.

Cervejas claras (lager e pilsner): Cervejas mais leves, como as do tipo lager, possuem menor teor alcoólico e menos congêneres do que bebidas mais fortes e escuras.

Tequila de alta qualidade: As tequilas 100% agave têm menos aditivos e são geralmente mais puras, o que pode reduzir os sintomas de ressaca.

Continua após a publicidade

Outras dicas

Optar por bebidas destiladas puras, sem adição de açúcares ou aromatizantes, também pode ajudar a evitar ressacas mais fortes.

Bebidas mais escuras, como uísque, conhaque e vinho tinto, têm uma concentração maior de congêneres, o que pode tornar a ressaca mais intensa.

Além de escolher bebidas mais leves, o consumo moderado e a hidratação ao longo da ingestão de álcool são essenciais para reduzir os efeitos da ressaca.

Continua após a publicidade
Respondido por:

Isabella Aparecida Médice Urbano, nutricionista da Clínica Escola de Nutrição da Universidade Cruzeiro do Sul campus São Miguel.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.