A água é um elemento fundamental e deve ser consumida diariamente para a hidratação do corpo humano, oferecendo diversos benefícios à saúde. Entretanto, beber água ou até mesmo outros líquidos durante as grandes refeições, como o almoço ou o jantar, é um hábito socialmente agradável e não fisiologicamente necessário.
No momento em que comemos, nosso estômago pode se dilatar em até um litro e meio para se adaptar ao processo digestivo. Portanto, ao ingerirmos alimentos sólidos e líquidos na mesma refeição, eles irão disputar por este espaço. Os alimentos líquidos geralmente estão presentes em grandes volumes, pois são bem palatáveis e de fácil ingestão.
Dessa forma, beber água junto às refeições pode fazer mal à saúde se o consumo for excessivo. Isso vale tanto para os alimentos sólidos quanto os líquidos. Vale lembrar que tomar água durante as refeições de forma consciente, não prejudica a saúde nutricional e nem eleva o risco de doenças metabólicas. Porém, outros tipos de líquidos, como os industrializados e/ou adoçados, não são recomendados, uma vez que podem ser prejudiciais.
Então, ao optar pela ingestão de líquidos durante as refeições, é preciso evitar a beber quantidades superiores a 250mL e dar preferência às opções naturais e sem adição de açúcar.
Priscila Gontijo Corrêa, nutricionista na Puravida.