Continua após publicidade

Usar maquiagem e cosméticos vencidos: quais são os riscos?

Quando fora da validade, esses produtos perdem a eficácia e podem trazer prejuízos à saúde e beleza da pele

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 30 Maio 2023, 17h29 - Publicado em 30 Maio 2023, 17h27

Na hora de usar ou até mesmo de comprar suas maquiagens e cosméticos de skincare, você ja parou para observar a data de validade dos mesmos? Se a sua resposta for não, saiba que é de extrema importância prestar atenção nessa informação. Afinal, a gente sabe que, muitas vezes, esses produtos ficam guardados por um longo período de tempo sem serem utilizados ou em locais que sofrem com umidade, e acabam estragando.

“As maquiagens, quando armazenadas no banheiro ou em qualquer outro local úmido, podem mofar antes mesmo de extrapolarem o prazo de validade. Quando isso acontece mesmo que em parte na maquiagem, o produto já está todo contaminado”, alerta a dermatologista Dra. Fabiana Seidl, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

MALEFÍCIOS À SAÚDE

Além de se tornarem menos eficazes, os produtos vencidos podem colocar em risco a nossa saúde, provocando irritações, inflamações, micoses e até quadros de acne.

“A alergia à maquiagem pode apresentar sintomas, como: coceira, ardência e, às vezes, também inchaço, que podem surgir minutos após a aplicação do produto”, ressalta o Dr. Franklin Veríssimo, médico Especialista e pós-graduado em Laser, Cosmiatria e Procedimentos pelo Hospital Albert Einstein-SP.

Continua após a publicidade

Cosméticos contaminados com com fungos, por exemplo, podem desencadear infecções cutâneas profundas no indivíduo e, devido ao risco de inalação, também podem levar a problemas pulmonares, segundo a Dra. Fabiana.

“É claro que isso depende muito da resposta imune de cada indivíduo, mas eu aconselho a não utilizá-los sob hipótese nenhuma”, reforça a médica.

⁣Para garantir a segurança ao utilizar esses itens de beleza, é preciso tomar uma série de cuidados, sendo que os principais são os seguintes:

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.