Continua após publicidade

Descubra os 8 tipos de manchas no rosto e seus tratamentos

Conheça as principais causas das manchinhas faciais e as alternativas existentes hoje em dia para clareá-las

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 19 ago 2024, 12h02 - Publicado em 17 ago 2024, 10h00

Se há algo que gera incômodo ou que poder causar preocupação quando se fala em cuidados com a pele são as manchas no rosto, que costumam aparecer especialmente com o passar dos anos.

De acordo com Thathyanna Medeiros Lutz dos Santos, dermatologista do Centro Médico Pastore, o surgimento de manchinhas pode acontecer de forma superficial ou profunda. Sua intensidade, portanto, depende de onde a pigmentação está localizada, uma vez que pode atingir diferentes.

“A distinção afeta diretamente a abordagem e eficácia dos tratamentos”, afirma a profissional. “É fundamental uma consulta feita pessoalmente com dermatologista”, completa.

Tipos de manchas no rosto

Segundo a médica, existem 8 diferentes tipos de manchas que podem surgir na face. São eles:

Continua após a publicidade
  1. Melasmas: podem ter como causa a exposição solar, alterações hormonais (gravidez ou uso de anticoncepcionais) e predisposição genética;
  2. Melanoses solares (manchas solares): podem ter como causas a exposição solar e o envelhecimento da pele;
  3. Manchas de acne (hiperpigmentação pós inflamatória): causadas normalmente pela própria acne ou pela manipulação das lesões;
  4. Efelides (sardas): causadas por exposição solar e/ou predisposição genética;
  5. ⁠Manchas senis (lentigos solares): são causados por envelhecimento da pele e exposição prolongada ao sol;
  6. Dermatites: causadas por algum tipo de contato com a pele que tenha causado irritação ou alergia;
  7. Vitiligo: doença de causa auto imune;
  8. ⁠Nevos (sinais): causados por predisposição genética ou exposição solar.

Como tratar as manchas no rosto?

Thathyanna afirma que alguns produtos podem ser usados na rotina de skincare para realizar clareamento de manchas. “Os dermocosméticos mais recomendados para clareamento de manchas na pele são: hidroquinona, ácido kójico, vitamina C, ácido glicólico, niacinamida, ácido azeláico,retinóides , ácido tranexâmico, arbutin, extrato de alcaçuz, ácido fítico , que atuam reduzindo a produção da melanina, acelerando a renovação celular, além de apresentarem propriedades antioxidantes e antiinflamatórias”, aponta.

No entanto, a profissional ressalta que o uso de clareador deve ser feito apenas com prescrição médica, pois ele pode gerar certos efeitos negativos. “São eles: irritação e sensibilidade, dermatites de contato, hipo e hiperpigmentação, efeito rebote, fotossensibilidade, interações com outros medicamentos, contaminação e produtos falsificados, problemas sistêmicos com risco para a saúde em geral”, ela lista.

Continua após a publicidade

Dito isso, a médica afirma que os melhores métodos para prevenir o aparecimento de manchas na pele envolvem uma ampla abordagem. “Esses cuidados incluem proteção solar diária, uma rotina personalizada de skincare, dieta equilibrada e cuidados preventivos com orientação médica”, destaca.

Por fim, Thathyanna lembra que hoje em dia existem diversos tratamentos eficazes para clareamento de manchas na pele, que, quando realizados de forma séria por dermatologistas, podem trazer excelentes resultados. “Como principais tratamentos, podemos citar: laser de CO2 fracionado, Laser de Alexandrita, Laser Nd : YAG, Laser Lavieen, Luz pulsada intensa, peelings químicos, micro dermoabrasão, microagulhamento e terapia fotodinâmica”, indica a médica.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.