Continua após publicidade

Steaming: por que você deveria estar usando vapor no seu rosto

A vaporização facial tem diversos benefícios e alguns dermatologistas defendem que deve ser parte da sua rotina

Por Larissa Serpa
27 nov 2021, 12h00
Alain SHRODER
Se você não tem um aparelho, dá para fazer o steaming com um pote de água quente e uma toalha  (Alain SHRODER/Getty Images)
Continua após publicidade

Diz-se que o vapor facial alivia a congestão nasal, mas a técnica também tem vantagens para a sua pele.

Pense: nossa pele raramente parece mais fresca do que depois de um banho, certo? Há uma razão para isso. A nuvem de vapor quente que sobe aumenta a circulação e extrai de nossos poros a mistura pastosa de óleo e células mortas.

Por isso, a vaporização facial é um elemento-chave nos regimes de cuidados caseiros com a pele do Leste Asiático e está cada vez mais popular por aqui também.

BENEFÍCIOS DO STEAMING

Embora os vaporizadores faciais não abram e fechem os poros – isso é praticamente impossível -, eles aquecem a pele e os tornam mais flexíveis. “A vaporização facial é uma ótima aliada da pele com cravos, pois ajuda a dilatar os poros e facilita a extração. Além disso, também aumenta a circulação sanguínea aumentando a absorção das substâncias dos cremes do skincare”, explica Laís Leonor, dermatologista da clínica Dr. André Braz.

Outra maneira de pensar no vapor facial é como uma forma totalmente natural de aumentar o colágeno e manter o colchão de sua pele roliço e suculento, já que essa dilatação dos vasos sanguíneos ajuda a oxigenar o sangue e a garantir que a nutrição chegue mais facilmente aos tecidos. No longo prazo, isso melhora a produção de colágeno, mas o efeito imediato é um brilho saudável.

“Mas para peles mais sensíveis, como as com rosácea ou eczema, o calor que gera a vasodilatação agrava estes quadros. Além disso, é necessário cuidado com o uso de substâncias irritantes no vapor [como quem adiciona óleos essenciais], pois podem causar reações”, completa a médica especialista em injetáveis dra. Ariana Mendonça. 

Continua após a publicidade

COMO FAZER

“Com etapas bem definidas, podemos dizer que a limpeza de pele pode ser feita em alguns passos, como: higienização, vaporização, esfoliação, máscara calmante e hidratação”, diz Laís.

Então comece limpando sua pele com um produto específico para seu tipo. Depois, esquente água a mais ou menos 40ºC. Despeje em uma bacia e posicione o rosto em cima, para receber o vapor. Também é indicado colocar uma toalha por cima da cabeça, para direcionar o ar para seu rosto. A indicação é manter esse processo por cerca de 10 minutos.

Após, passe um hidratante ou, se quiser fazer a limpeza completa, esfolie, passe uma máscara e depois o hidratante.

Dra. Ariana explica que esse processo deve ser feito no máximo 2 vezes por semana.

Continua após a publicidade

APARELHOS DE VAPORIZAÇÃO FACIAL PARA COMPRAR

Já existem no mercado aparelhos que liberam o vapor e direcionam para o rosto com a finalidade de fazer o steaming. Eles podem facilitar bastante o processo feito em casa.

Steaming: por que você deveria estar usando vapor no seu rosto

Romacci Face Steamer Umidificador

Compre aqui.

Continua após a publicidade

 

Steaming: por que você deveria estar usando vapor no seu rosto

Eastdall Face Steamer For Facial Deep Cleaning Facial Kit

Compre aqui.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.