Continua após publicidade

Como se livrar de manchas na pele de um jeito natural

Como cuidar de uma pele com manchas sem procedimentos invasivos

Por Amanda Ventorin
26 Maio 2022, 10h10

Com o passar dos anos, nossa pele se torna suscetível aos danos da idade (e da vida). Marcas de espinha, melasma e diversas outras condições podem alterá-la de maneira que mexe com nossa autoestima, e é nesse momento que os procedimentos estéticos podem parecer uma solução.

Apesar de serem uma escolha plausível, muitas vezes eles podem ser evitados. Mas como se livrar das manchas sem a intervenção deles?

COMO SURGEM AS MANCHAS

A dermatologista Anna Fernanda explica que existem vários motivos por trás do surgimento de manchas, sendo os principais: predisposição genética associada à exposição solar e calor, gravidez, terapias hormonais e processo inflamatório (acne, picada, machucados..), além dos danos solares crônicos que podem causar manchas na pele como sardas ou até mesmo o melasma.

De acordo com a profissional, se o pigmento está depositado em um nível mais superficial da pele, o clareamento pode ser obtido através de produtos típicos de uso doméstico. Porém, em pigmentações mais profundas, se faz necessária a associação com peelings e lasers para um resultado mais efetivo. “Lembrando que manchas como o melasma não têm uma cura definitiva, tem controle”.

COMO SABER QUE PRECISO PASSAR POR ALGUM PROCEDIMENTO

Quando as manchas se tornam de difícil controle, é hora de pensar em uma intervenção mais evasiva. “Se as manchas são refratárias aos tratamentos habituais, ou ainda, manchas senis, elas não melhoram somente com cremes, é necessário a associação de tecnologias”, conta a dermatologista  Natasha Crepaldi. Além disso, a autoestima da paciente é um grande fator na hora de decidir o tipo de tratamento.

 

.

Continua após a publicidade

Veja abaixo como cuidar das manchas de forma natural, sejam de melasma, ou de espinhas:

1

COMO CUIDAR DO MELASMA DE FORMA NATURAL

O melasma é um distúrbio pigmentar que tem como fator causal a predisposição genética, associada principalmente à exposição solar, gravidez, terapias hormonais, inflamação. Há uma desregulação por parte dos melanócitos com hiperprodução de melanina e a condição afeta, em grande maioria, mulheres. Para o tratamento, Anna conta que existem diversos extratos fitobotânicos com ação antioxidante, anti-inflamatória e clareadora de forma tópica ou via oral, que associados a foto proteção podem ajudar a controlar o melasma.

ROTINA DE CUIDADOS⠀

Continua após a publicidade

2

COMO CUIDAR DE MANCHAS DE ESPINHA DE FORMA NATURAL

Apesar de as acnes estarem relacionadas a adolescência, muitas vezes podemos carregar suas marcas pelo resto da vida. “Alguns fatores são decisivos nas marcas de acne como demora no início do tratamento, manipulação das lesões e tratamentos inadequados”, explica Natasha. 

Porém, os tratamentos para esse tipo de mancha podem ser mais complicados. Segundo a dermatologista Anna Fernanda, a hipercromia pós inflamatória que ocorre na acne é de difícil remoção pelo fato do pigmento estar mais profundo na pele. O tratamento tópico traz melhoria porém a associação de procedimentos traz resultados mais satisfatórios.

Continua após a publicidade

ROTINA DE CUIDADOS

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.