Com o passar dos anos, nossa pele se torna suscetível aos danos da idade (e da vida). Marcas de espinha, melasma e diversas outras condições podem alterá-la de maneira que mexe com nossa autoestima, e é nesse momento que os procedimentos estéticos podem parecer uma solução.
Apesar de serem uma escolha plausível, muitas vezes eles podem ser evitados. Mas como se livrar das manchas sem a intervenção deles?
COMO SURGEM AS MANCHAS
A dermatologista Anna Fernanda explica que existem vários motivos por trás do surgimento de manchas, sendo os principais: predisposição genética associada à exposição solar e calor, gravidez, terapias hormonais e processo inflamatório (acne, picada, machucados..), além dos danos solares crônicos que podem causar manchas na pele como sardas ou até mesmo o melasma.
De acordo com a profissional, se o pigmento está depositado em um nível mais superficial da pele, o clareamento pode ser obtido através de produtos típicos de uso doméstico. Porém, em pigmentações mais profundas, se faz necessária a associação com peelings e lasers para um resultado mais efetivo. “Lembrando que manchas como o melasma não têm uma cura definitiva, tem controle”.
Quando as manchas se tornam de difícil controle, é hora de pensar em uma intervenção mais evasiva. “Se as manchas são refratárias aos tratamentos habituais, ou ainda, manchas senis, elas não melhoram somente com cremes, é necessário a associação de tecnologias”, conta a dermatologista Natasha Crepaldi. Além disso, a autoestima da paciente é um grande fator na hora de decidir o tipo de tratamento.
.
Veja abaixo como cuidar das manchas de forma natural, sejam de melasma, ou de espinhas:
COMO CUIDAR DO MELASMA DE FORMA NATURAL
O melasma é um distúrbio pigmentar que tem como fator causal a predisposição genética, associada principalmente à exposição solar, gravidez, terapias hormonais, inflamação. Há uma desregulação por parte dos melanócitos com hiperprodução de melanina e a condição afeta, em grande maioria, mulheres. Para o tratamento, Anna conta que existem diversos extratos fitobotânicos com ação antioxidante, anti-inflamatória e clareadora de forma tópica ou via oral, que associados a foto proteção podem ajudar a controlar o melasma.
ROTINA DE CUIDADOS⠀
- Aposte em uma boa limpeza, hidratação e fotoproteção (que deve ser rigorosa).
- Use ativos clareadores associados à alfa hidroxiácidos (ácidos solúveis em água como ácido glicólico, ácido lático, ácido mandélico e ácido cítrico) a noite.
- Aposte em antioxidantes e clareadores pela manhã.
- Niacinamida (vitamina B3), extrato de margarida, extrato da uva ursi, vitamina C são bons ativos.
- Para uso oral, o extrato da casca de Pinus pinaster (um tipo de pinheiro) e o extrato de Polypodium leucotomos têm ação antioxidante e fotoprotetora.
COMO CUIDAR DE MANCHAS DE ESPINHA DE FORMA NATURAL
Apesar de as acnes estarem relacionadas a adolescência, muitas vezes podemos carregar suas marcas pelo resto da vida. “Alguns fatores são decisivos nas marcas de acne como demora no início do tratamento, manipulação das lesões e tratamentos inadequados”, explica Natasha.
Porém, os tratamentos para esse tipo de mancha podem ser mais complicados. Segundo a dermatologista Anna Fernanda, a hipercromia pós inflamatória que ocorre na acne é de difícil remoção pelo fato do pigmento estar mais profundo na pele. O tratamento tópico traz melhoria porém a associação de procedimentos traz resultados mais satisfatórios.
ROTINA DE CUIDADOS
- Evite exposição solar frequente ou prolongada sem proteção.
- Evite fazer terapias hormonais.
- Cuidado com os fatores de inflamação: alimentação, sedentarismo, estresse, sono irregular.
- Combine produtos tópicos e orais para melhores resultados.
- Não esqueça do protetor solar.