Continua após publicidade

Como reduzir a aparência das olheiras

Tendo diversos tipos e origens, as olheiras podem precisar de tratamentos distintos

Por Amanda Ventorin
14 mar 2022, 10h00

As olheiras estão ligadas a diversos fatores. Fernanda Chauvin, especialista em dermatocosmética, explica que a genética, falta de sono, diminuição da hidratação, perda de colágeno, sol, cigarro, álcool, alergias, déficit circulatório, medicamentos e hormônios podem ser alguns dos motivos por detrás das marcas abaixo dos olhos, que transmitem uma sensação de cansaço e envelhecida.

Apesar disso, há como reduzir a aparência das olheiras, devolvendo a aparência mais jovem à face. “Entre eles, podemos citar a melhora na qualidade do sono, a realização de exercícios faciais e a utilização de formulações cosméticas com propriedades descongestionantes, anti-inflamatórias, firmadoras e dermorelax” compartilha Claudia Coral, farmacêutica especialista em ativos e vice-presidente da Galena.

TIPOS DE OLHEIRAS

De acordo com Ana Karina Bernardo Nascimbem, dermatologista da Clínica Liliane Oppermann, vários tipos de olheiras: pigmentadas, bolsas de gordura, sulco profundo, flacidez da pele e presença das rugas. E uma pessoa pode ter mais do que apenas um tipo.

A olheira escura tem duas causas: a primeira é a pigmentação da pele das pálpebras inferiores pela melanina, com coloração em diferentes tons de castanho. A outra causa é a pele muito fina que permite a visualização dos vasinhos capilares (olheira vascular) que também dão um aspecto mais escuro para as olheiras mas nesse caso a cor tende a ser mais do rosa ao arroxeado.

A olheira estrutural acontece pela falta ou rearranjo de tecido abaixo dos olhos, gerando uma sombra na região periocular que escurece a área; conhecida como “olheira de cansaço”.

Continua após a publicidade

Já as bolsas de gordura que normalmente estão sendo contidas pelos músculos e ligamentos da área palpebral se formam pela associação da flacidez da pele e enfraquecimento desses músculos e ligamentos permitindo o deslizamento dessas estruturas para a área das pálpebras inferiores.

Os sulcos profundos podem ser de origem genética (quando se iniciam em idade mais precoce) ou também com o passar da idade por mudanças da estrutura óssea da região associada a flacidez da pele, músculo e ligamentos. “A flacidez e as rugas surgem com o decorrer da idade devido a perda do colágeno e elastina da pele, piorado pela exposição solar e hábitos não saudáveis de alimentação e tabagismo, por exemplo” conta a profissional.

COMO CUIDAR DAS OLHEIRAS

Sim! A cafeína pode ser um ótimo aliado na hora de reduzir e melhorar a aparência de suas olheiras. “Os cremes a base de cafeína podem ajudar pois esse ativo melhora a drenagem da área das olheiras ao ativar a microcirculação local tendo ação descongestionante. Além disso a cafeína tem propriedades antixoxidantes que podem ajudar a reduzir a formação de rugas e protege a pele local contra a ação dos radicais livres” compartilha Ana.

Uma ótima maneira de se livrar de olheira vascular e do inchaço causado pela drenagem insuficiente são as colheres geladas. A aplicação de uma colher gelada promove a contração dos vasos sanguíneos da região com isso reduzindo o inchaço e a cor rosa arroxeada das pálpebras inferiores.

Continua após a publicidade

“Você pode deixar as colheres no congelador na noite anterior e retirar no dia seguinte e então aguardar alguns minutos para que a colher atinja uma temperatura adequada e então deixar em contato com a região por cerca de 30 segundos. Cuidado apenas para não aplicar a colher logo ao retirá-la do congelador pois a pele das pálpebras inferiores é muito fina e pode acontecer uma queimadura pelo frio!” alerta Ana. “Aguarde alguns minutos (mais ou menos 20 minutos) ou envolver a colher numa gaze umedecida. Se preferir pode colocar a colher em água gelada com cubos de gelo por alguns minutos para então utilizá-las. Depois aconselho a aplicação de um creme hidratante adequado para a área dos olhos antes do filtro solar”.

A dermatologista diz que a pigmentação por melanina pode ser tratada com peelings, lasers e luz pulsada. Já a coloração secundária ao vasinhos capilares pode ser melhorada com lasers e luz intensa pulsada.

A dermatologista Maria Eduarda Pires também indica o tratamento com ácido hialurônico para as olheiras estruturais. “Existem chances do tratamento escolhido não obter os resultados desejados apenas com produtos dermatológicos de uso tópico, nesses casos o ideal é realizar protocolos de luz intensa pulsada, laser ou uso de ácidos como o kójico e o tranexâmico injetáveis no local”.

Além da skincare, colheres e tratamentos, é preciso fazer algumas alterações na alimentação para melhorar a aparência das olheiras. “Evitar excesso de sal já é um primeiro passo, e lembrando que o sal pode estar “escondido” em alimentos industrializados, evitar excesso de bebidas alcoólicas, dormir bem e fazer uso do filtros solar!” compartilha Ana.

 

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.