Logo após o Natal é o momento perfeito para começar a adotar novos hábitos de cuidados com a pele e mantê-los até o ano seguinte. Isso porque, durante as festividades de fim de ano, costumamos exagerar nos alimentos ricos em carboidratos, açúcares, gordura e fritura, o que traz efeitos maléficos para o tecido cutâneo.
“Há um impacto direto da alimentação na pele que, por conta dos abusos, tende a ficar mais oleosa, desidratada, opaca e com aparecimento de acne, olheiras e inchaço”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Provavelmente, você já ouviu falar sobre uma desintoxicação para o seu corpo. Então, saiba que essa mesma dica também se aplica aos cuidados com a pele.
Abaixo, a médica te conta o que você precisa fazer para recuperar a sua pele após os excessos da temporada:
1Limpeza
A primeira etapa que você deve seguir é a de higienização da pele. Para fazer isso, você precisa investir em um produto adequado para a limpeza e desintoxicação, por exemplo, um cleasing oil.
“Ele é um produto que possui uma combinação de óleos na sua composição. É a mais nova moda quando o assunto é limpeza da pele. Os óleos de limpeza se misturam com as impurezas, partículas de poluição, maquiagem e mesmo a oleosidade existentes na nossa pele, se ligam a eles, e os levam embora. O cleasing oil limpa a pele sem agressão, sem que haja a retirada do manto lipídico normal da pele (como ocorre com sabonetes comuns)”, conta a médica.
A dermatologista ressalta que é preciso ter cuidado com sabonetes ou tônicos muito adstringentes, pois esses produtos podem retirar o sebo natural da pele, favorecendo o efeito “rebote”, que ocorre quando a pele produz mais oleosidade para tentar compensar a perda.
“Pessoas com pele oleosa podem usar o cleasing oil, porém, um dermatologista deve examinar sua pele para avaliar qual o melhor método de limpeza para você”, acrescenta a especialista.
2Ajude a renovação
Agora, a partir do uso de um esfoliante, é hora de remover as células mortas para dar vida à pele.
“A esfoliação não só aumentará os benefícios da limpeza, como também irá permitir uma maior eficácia do hidratante que virá a seguir”, afirma a Dra. Paola.
Existem esfoliantes naturais, à base de sementes, que podem ser excelentes opções. Entretanto, para peles mais oleosas ou com exceso de queratina, também podem ser indicados os ácidos glicólico e lático, por exemplo.
O esfoliante Tribeca, da B.URB, conta com sementes de apricot (damasco), que conseguem promover hidratação e higienização ao tecido cutâneo.
3Aposte no sérum
O sérum é um grande aliado para devolver a vitalidade da pele, uma vez que é altamente concentrado e tem ativos capazes de penetrar em camadas profundas da pele.
“Na formulação, além do ácido hialurônico, as vitaminas C e E, resveratrol e outros antioxidantes podem ser incorporados para conferir mais vitalidade à pele”, destaca a médica.
Ludmila Bonelli, cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle, aponta que o ácido hialurônico consegue atingir camadas mais profundas quando tem baixo peso molecular.
“O Be Hialuronic, desenvolvido pela Be Belle, é um poderoso sérum hidratante de efeito imediato que conta com altíssima concentração de ácido hialurônico para contribuir com a saúde, jovialidade e beleza da pele, já que é capaz de manter altos níveis de água na derme, fortalecer a barreira cutânea, suavizar as linhas finas provocadas pela desidratação, proteger as fibras de colágeno responsáveis pela sustentação da pele e estimular a síntese de ácido hialurônico, conferindo assim efeito de preenchimento duradouro”, cita Ludmila.
Utilize máscaras faciais
As máscaras faciais podem ajudar tanto aquelas pessoas que desejam melhorar a oleosidade, quanto quem quer mais hidratação para a pele.
Porém, é importante lembrar que máscaras faciais têm um efeito transitório. “As máscaras conseguem hidratar por oclusão e isso potencializa o tratamento a que ela se propõe”, fala.
5Volte à rotina dos bons hábitos
Não prolongue os excessos das festividades. O ideal é reduzir as bebidas e as comidas gordurosas, além de buscar por hábitos alimentares mais saudáveis.
“Invista nas folhas verdes, no gengibre, alimentos integrais e frutas. Da mesma forma, retome as horas de sono, evite o cigarro e, principalmente, cuide muito bem da sua pele na hora de se expor ao sol. Use filtro solar com FPS 30 no mínimo e reaplique sempre o protetor”, aconselha a médica.