Continua após publicidade

Rafa Kalimann mostra rosto com acnes e diz que problema afetou autoestima

A doença de pele pode trazer consequências psicológicas para os indivíduos e afetar relações familiares, amizades e o trabalho

Por Juliany Rodrigues
24 out 2022, 14h15
Selfie Rafa Kalimann
 (Instagram @rafakalimann/Reprodução)
Continua após publicidade

Na madrugada desta segunda-feira, 24 de outubro, nos Stories do Instagram, Rafa Kalimann publicou uma série de fotos nas quais ela mostra o rosto com acne para relembrar que sofreu com problemas de pele.

A influenciadora revelou que a acne afetou a sua autoestima e que teve que passar por um longo tratamento para resolvê-la. “E de repente, minha pele… Como eu sofri nesse processo, não entendia o que estava acontecendo, sentia meu rosto quente e me culpava por deixar essa mudança abalar minha autoestima”, iniciou.

“Foram meses cuidando, por um lado me ajudou a conhecer mais os sinais do meu corpo e cuidar mais da minha alimentação, mas em outro mexeu comigo. Não foi fácil não. Fases. Tudo tem sua importância”, completou.

Confira:

Rafa Kalimann mostrando rosto com acne
(Instagram @rafakalimann/Reprodução)
Rafa Kalimann mostrando rosto com acne
(Instagram @rafakalimann/Reprodução)
Continua após a publicidade

ACNE X SAÚDE MENTAL

De acordo com a Dra. Anna Cecília Andriolo, dermatologista membro da SBD e especialização em doenças dos cabelos e couro cabeludo pela FMUSP, a acne é um problema que pode impactar a saúde mental dos indivíduos, tornando-os mais propensos a desenvolver depressão, por exemplo.

“Estudos recentes demonstram que pacientes diagnosticados com acne são 63% mais propensos a desenvolver depressão, e isso acontece normalmente no primeiro ano após o diagnóstico. Quanto mais grave (mais extenso e inflamatório o quadro), maior a tendência de atingir o lado psicológico do paciente”, relata.

Em razão do desconforto com lesões e o comprometimento estético, o problema pode afetar a autoestima. “As alterações da pele podem atingir o lado psicológico da pessoa e torná-la insegura, tímida, deprimida, infeliz e com rebaixamento da autoestima“, enfatiza a dermatologista.

Continua após a publicidade

“A queda da autoestima é comum em pacientes com acne, fazendo com que os mesmos se sintam inseguros e muitas vezes envergonhados e constrangidos com esta situação”, completa a Dra. Denise Akemi Andreu, médica com pós em psiquiatria da Clínica Gravital.

As consequências psicológicas desencadeadas pela acne podem interferir em vários aspectos na vida das pessoas, como as relações e o trabalho.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.