Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Como lidar com a queda de cabelo na menopausa

Dermatologista esclarece as principais dúvidas sobre o tema

Por Giovana Santos
12 ago 2022, 11h14 • Atualizado em 21 out 2024, 16h35
queda de cabelo na menopausa
Menopausa: sintomas impactam o corpo todo, do cabelo e pele até os órgãos inrtenos (cottonbro/Pexels)
Continua após publicidade
  • Como lidar com a queda de cabelo na menopausa Como lidar com a queda de cabelo na menopausa
  • Seja por uma vontade, ou após aquele corte que não saiu como o esperado, deixar o cabelo crescer é um exercício que exige paciência, principalmente, quando isso acontece na menopausa, período no qual os fios ficam mais frágeis e propícios à queda. Mas o que pode estar por trás disso? É o que explica a dermatologista Mariana Rita Fernandes.

    “A queda de cabelo na menopausa pode estar ligada à própria variação hormonal. Há uma diminuição de hormônios, como o estrogênio, e isso pode deixar os fios mais secos e opacos, ocasionando um afinamento progressivo. Também é comum ocorrer a falta de alguns nutrientes, sendo necessária a reposição, e até a própria calvície feminina, que é uma condição que afeta um percentual importante de mulheres nesse período”, diz a dermatologista.

    A seguir, a Dra Mariana Rita esclarece as principais dúvidas sobre o assunto. Confira:

    O SHAMPOO PODE FAZER COM QUE O CABELO CAIA MAIS?

    “O shampoo serve para higienizar o couro cabelo. A princípio, não causa queda de cabelo, a não ser que a paciente tenha uma dermatite seborreica e utilize shampoos com óleos, que podem aumentar ainda mais o problema e causar maior inflamação dos fios, estimulando a queda.”

    LAVAR O CABELO MAIS DE UMA VEZ AO DIA PODE INFLUENCIAR NA QUEDA?

    “Lavar mais de uma vez o couro cabeludo não faz cair o cabelo, porém, se a paciente está tendo uma queda capilar significativa, será mais visível notá-la ao lavar, nas mãos e nos pentes.”

    Continua após a publicidade

    QUAIS SÃO OS TRATAMENTOS MAIS INDICADOS PARA QUEDA DE CABELO?

    “O Minoxidil oral é mais uma opção de tratamento já utilizado na prática clínica por, aproximadamente, cinco anos. Porém, ele não é indicado para todos as pacientes e nem para todos os tipos de queda de cabelo, então devemos ficar atentas aos efeitos colaterais que a medicação pode ter. Tratamentos com MMP capilar, associados à medicações orais, podem auxiliar na redução do problema.”

    SHAMPOOS A SECO PODEM PREJUDICAR A SAÚDE DO COURO CABELUDO E DOS FIOS?

    “O shampoo a seco pode ser utilizado como uma emergência, não como limpeza do couro cabeludo. Ele esconde a oleosidade dos fios, deixando o cabelo mais opaco. Porém, não substitui um shampoo e deve ser usado esporadicamente. É aconselhável lavar o cabelo no mesmo dia ou no dia seguinte.”

    O QUE MUDA NAS MADEIXAS APÓS OS 50 ANOS?

    “Temos aumento de fios brancos. Além disso, o cabelo tende a ficar mais fino e seco, sem aquele brilho natural que tinha antes.”

    Continua após a publicidade

    QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DE QUEDA CAPILAR NA MENOPAUSA?

    “As principais causas de queda capilar na menopausa são, primeiro, o envelhecimento natural do bulbo capilar, decorrente da redução do metabolismo do bulbo do cabelo; alterações hormonais; calvície feminina, entre outras alterações.

    Existe toda uma pesquisa para saber por que o cabelo está caindo. Uma delas é analisar a alteração dos hormônios da tireoide, que pode ser um agente causador.

    Já a calvície feminina na menopausa é uma condição comum. 30% a 40% das mulheres, aos 70 anos, a apresentam. Ele se mostra como um afinamento difuso do couro cabeludo, que piora com o tempo, principalmente, no topo da cabeça e na parte da frente.”

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.