Cabelos sem brilho, quebradiços, com um aspecto opaco… tudo isso são sintomas da falta de porosidade. Mas você sabe exatamente o que isso significa? Pois é, o termo tem se tornado cada vez mais popular quando o assunto são os cuidados com o cabelo, já que a porosidade é essencial para fios saudáveis.
O QUE É POROSIDADE CAPILAR?
Antes de entender o que é porosidade, precisamos entender que o fio de cabelo é cilíndrico e possui várias camadas. A mais externa delas é chamada cutícula, e possui células sobrepostas e a função de proteger o fio de agentes externos (como a poluição). Todas essas camadas, inclusive a cutícula, são capazes de absorver água – e essa é a definição de porosidade: a capacidade do fio de absorver esse líquido e manter os nutrientes.
“Existe uma classificação simples que divide a porosidade em 3 categorias: porosidade baixa, média e alta”, explica a Dra. Viviane Scarpa, médica dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Para saber a porosidade dos fios, fazemos o teste de porosidade: usamos um copo com água filtrada, colocamos os cabelos que saírem na escova após a escovação e deixamos por 10 minutos.”
De acordo com a médica, após esse tempo, devemos observar se o cabelo afunda completamente, se fica na região intermediária do copo ou se ele boia na superfície da água. Ah, mas uma dica importante: os cabelos precisam estar limpos e sem quaisquer produtos (como gel, fixadores ou óleos) antes de o teste ser feito. O ideal é lavá-los com um shampoo antirresíduos, esperá-los secar naturalmente e, depois, fazer o experimento.
De posse do resultado, vamos à interpretação:
- Cabelo que boia na superfície da água: baixo grau de porosidade
- Cabelo na metade do copo: médio grau de porosidade (cabelo saudável)
- Cabelo que afunda na água: alto grau de porosidade
COMO CUIDAR DE CADA GRAU DE POROSIDADE DO CABELO?
A médica já dá a letra: como é de se esperar, cada grau de porosidade pede um cuidado especial. Por exemplo: quanto maior o grau de porosidade, mais proteínas e lipídeos os cabelos perdem. Por outro lado, quando temos baixa porosidade, os cabelos não conseguem absorver a água e o foco deve ser a hidratação. Por fim, os cabelos “na média” devem ter uma rotina de cuidados para prevenir os danos nos fios.
“Os cabelos podem receber os mesmos cuidados, mas em quantidade diferentes”, especifica Bruna Nunes, terapeuta capilar do Jacques Janine Jardins. “Por exemplo: óleos finalizadores são um ótimo aliado a quem tem o cabelo poroso, porém, se você tem uma baixa porosidade, você irá usar uma quantidade menor de óleo do que quem tem alta porosidade.”
Segundo a profissional, o cabelo extremamente poroso irá absorver muito mais óleo sem ficar com o aspecto pesado, mas o cabelo de quem tem baixa porosidade acaba ficando com o aspecto de cabelo sujo se pesar a mão nesse tipo de produto.
Como cuidar de cabelo com baixa porosidade
O foco, aqui, precisa ser o cronograma capilar em dia. Para isso, vale a pena incluir nessa rotina um bom shampoo antirresíduos, que tira o excesso de produto dos fios, permitindo a maior absorção da água, além de abrir as cutículas. O truque é usá-lo conforme a recomendação da embalagem ou da sua dermatologista.
Fora isso, investir em um cronograma com foco na hidratação é bastante importante, já que esse é o principal problema do cabelo com baixa porosidade: a falta de absorção de água.
Fora isso, a recomendação de Bruna é:
- Umectar 1 vez na semana
- Fazer 1 nutrição a cada 3 hidratações
- Usar óleo finalizador após a secagem
Como cuidar de cabelo com média porosidade
Nesse caso, a manutenção é o mais importante. Manter uma rotina de hidratações, umectações e nutrições é essencial para manter o fio saudável, assim como investir em protetores térmicos (caso você seja adepta das ferramentas de calor), e finalizadores que ajudem o fio a manter o grau de hidratação.
3Como cuidar de cabelo com alta porosidade
Um cabelo com alta porosidade é um cabelo muito danificado e que precisa de atenção especial. Isso significa um grau profundo de ressecamento, muito frizz e fios bem quebradiços. O objetivo, portanto, é repor lipídios que vão ajudar o cabelo a recobrar a força e a saúde.
Para Bruna, o segredo do cuidado, aqui é alternar, principalmente, entre nutrições e hidratações, inserindo umectações pontuais para nutrir bem o fio.
- Usar máscaras nutritivas e hidratantes em toda lavagem, alternando entre as duas – máscaras com queratina são ótimas aliadas aqui.
- Quando tiver tempo, fazer também uma umectação.
- Usar óleo finalizador depois da secagem.