Com o uso de inteligência artificial, começam a chegar ao Brasil marcas que permitem que os consumidores personalizem e criem os seus próprios produtos para os cabelos, de acordo com as necessidades e tratamentos que cada tipo de fio precisa. Isso acontece a partir do uso de inteligência artificial, que permite escolher as propriedades, fragrâncias, nome e em alguns casos, até a cor do produto final. Confira algumas marcas que oferecem esse serviço personalizado.
A marca Meu Q é uma startup brasileira que, com o uso de Inteligência Artificial e Data Science, permite que o consumidor crie produtos como, shampoos, condicionadores e cremes leave-in totalmente sob medida. A marca conta com um questionário dinâmico e objetivo disponível no site, divido em sete etapas: tipo de cabelo, estrutura capilar, tipo de raiz, procedimentos químicos realizados, objetivos, cor dos produtos e fragrâncias. O consumidor pode ainda escolher as cores de cada produto, que são livres de testes em animais e não contêm parabenos.
Outra empresa que segue a mesma proposta de personalização de produtos capilares pelos consumidores, é a JustForYou. Com um questionário composto por dezesseis perguntas e mais focado em hábitos alimentares e de exercícios, a empresa busca alinhar tecnologia, saúde e bem-estar ao produto final.
As embalagens são recicláveis, os produtos não são testados em animais, são livres de parabenos e ainda possuem ingredientes naturais. O grande diferencial da marca, é que os produtos têm garantia. Ou seja, se o cliente não gostar dos resultados, a marca aceita devoluções e ainda se compromete a refazer as fórmulas, garantindo produção e reenvio gratuitos.
Nas duas marcas o consumidor faz o pedido exclusivamente pela internet, pode escolher um nome para os produtos e ainda comprar os combos disponíveis, como shampoo, condicionador e creme leave-in, somente o combo shampoo e condicionador ou ainda, os produtos individuais.
Já o GE Beauty, marca de cabelos da influenciadora Camila Coutinho, possui sete produtos que permitem que o consumidor crie suas misturinhas na hora do banho mesmo. Vegana e cruelty free, a marca conta com um shampoo, um condicionador que funciona também como máscara capilar, um creme finalizador leave-in e quatro boosters – com ação antioxidante, fortificante, definição e hidratação, que podem ser misturados aos produtos base da marca de acordo com as funções desejadas pelo consumidor no dia de cada lavagem dos fios. Além disso, os boosters também podem performar sozinhos.
A marca apresenta o ativo Sensactive Veg, que promete estimular quimicamente a endorfina, garantindo uma sensação de bem-estar. Os produtos são livres de sulfatos, parabenos, silicones e contam com embalagens 100% recicláveis.
O mercado da personalização de produtos de beleza ainda é recente no Brasil, mas promete um futuro promissor para a indústria de beleza, que irá unir avanços em tecnologia, qualidade e formulação.