Penteado de academia para cacheadas: 10 opções “à prova de suor”
9 penteados protetores para os cabelos que conseguem suportar os exercícios mais pesados
Quando se trata de malhar, existem necessidades óbvias, como roupas fitness, sapatos confortáveis e uma garrafa de água. Mas para as cacheadas, outro item essencial e igualmente importante é um penteado de academia que resista até mesmo aos treinos mais suados. Além de proteger os fios, ele evita acidentes com os aparelhos e te deixa muito mais estilosa. Confira algumas ideias:
Como o suor pode danificar o cabelo?
De acordo com a Dra. Ana Carolina Sumam, médica dermatologista, o suor pode ser prejudicial para os fios e para o couro cabeludo. Isso porque o líquido que sai do corpo quando nos exercitamos é rico em diversos sais minerais capazes de ressecar o cabelo, como o cloreto de sódio. “O fio tende a ficar mais frágil e quebradiço”, afirma a profissional.
Sem contar que, por sair pelo mesmo “buraco” que o fio de cabelo, o suor pode entupir esse duto, gerando um quadro de foliculite (inflamação do folículo piloso) e até aumentando as chances de queda. “O ambiente úmido também pode causar a proliferação de fungos e bactérias.”
A boa notícia é que, além de se inspirar nos penteados a seguir, alguns cuidados ajudam a proteger o cabelo das agressões de um treino:
- Óleos: óleo de coco ou silicones para as pontas, por exemplo, formam uma espécie de barreira entre o fio e o suor;
- Lavar: a médica diz que não tem problema lavar o cabelo todos os dias se você preferir, apenas aplique o shampoo apenas no couro cabeludo (e não no comprimento) e utilize algum produto low poo (que é menos detergente) na maioria dos dias (e um shampoo normal de duas a três vezes por semana);
- Secar: lembre-se de não ir deitar com o cabelo úmido (seja de suor ou da lavagem).
Inspirações de penteados de treino para cacheadas
1 – Tranças box braids
As tranças ajudam a proteger os fios das agressões diárias. Embora elas pesem um pouco na cabeça, podem ser bastante práticas — basta prendê-las em um coque e pronto!
2 – Faixas de cabeça, lenços e bandanas
Os acessórios não apenas protegem os cabelos, mas ajudam a deixar tudo no lugar e evitam que os fios fiquem caindo no rosto. Por isso, podem ser ótimos para treinos com mais impacto e movimento, como corrida e CrossFit.
3 – Penteado abacaxi
Boa opção para quem ainda está se aventurando no mundo dos penteados, afinal, é fácil de fazer. Por deixar os fios bem no topo da cabeça, essa técnica previne a sensação desconfortável do cabelo grudando no pescoço suado.
4 – Bantu knots
O penteado deixa você bastante livre dos fios, uma vez que as mechas ficam divididas em pequenos coques rentes à cabeça.
5 – Coque
Acordou atrasada para a academia? Um coque é a alternativa mais prática. Você pode fazê-lo mais “arrumadinho”, ou seja, bem preso; ou mais “desconstruído”, com uns fios soltos.
6 – Slick hair
Se você acordou inspirada, um rabo de cavalo bem preso, dividido milimetricamente ao meio e com a aparência de molhado é tudo o que você precisa para se sentir estilosa e motivada. Capriche no baby hair.
7 – Trança embutida
Apenas certifique-se de trançar os fios o mais próximo possível do couro cabeludo para evitar o frizz e proteger o cabelo. Você pode fazer uma trança só ou duas.
8 – Trança coroa (ou diadema)
Para fazer este penteado, divida o cabelo ao meio e faça duas tranças. Então, enrole-as no topo da cabeça como se fosse uma coroa, e use grampos para fixar.
9 – Penteado tipo puff
Por fim, se você deseja obter uma variação do estilo abacaxi, pode criar dois puffs. Divida o cabelo ao meio, junte cada mecha no topo da cabeça, como o abacaxi, e prenda cada lado com um elástico.