Ter uma pele firme é o desejo de muitas mulheres. No entanto, com o tempo é natural que a pele se torne mais flácida, fruto do envelhecimento. A pergunta é: é possível retardar esse processo e melhorar a firmeza da pele?
POR QUE A PELE PERDE A FIRMEZA?
“A perda da firmeza da pele ocasiona a tão temida flacidez”, explica a Dra. Patrícia Mafra, dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “A flacidez da pele é um processo natural do envelhecimento, e ocorre, principalmente, devido à diminuição na produção dos colágenos tipo I e III.”
Fato é: esse processo é irreversível. No entanto, ele pode ser retardado com alguns cuidados, principalmente, referente aos bons hábitos. Procedimentos dermatológicos também previnem e tratam a perda precoce e/ou acentuada do colágeno.
“O envelhecimento extrínseco pode ser retardado com bons hábitos de vida e utilizando filtro solar, já que a radiação solar é a maior responsável pela produção de radicais livres na pele”, diz o dermatologista Dr. Daniel Cassiano. “Já para o estímulo de colágeno, podemos fazer uso dos bioestimuladores e do ultrassom microfocado que estimulam a produção de colágeno.”
COMO MELHORAR A FLACIDEZ DA PELE NO DIA A DIA?
Deu para entender que o combate a flacidez é uma questão diária, certo? Para isso, vale a pena adotar hábitos bons para manter a saúde e a flacidez da pele por mais tempo. Segundo a Dra. Patrícia, você pode:
- Manter uma alimentação saudável e equilibrada: vale evitar os excessos, principalmente de carboidratos, já que aumentam o processo de glicação, que ocasiona maior perda de colágeno.
- Evitar o consumo excessivo de álcool.
- Evitar exposição acentuada à radiação solar e proteger a pele com o uso de protetor solar.
- Manter uma boa rotina de sono, já que o nosso organismo se recupera das agressões do dia a dia durante o sono.
- Evitar o fumo.
- Praticar exercícios físicos regularmente.
Fora isso, manter uma boa rotina de cuidados com a pele auxilia nesse processo de combate à flacidez e manutenção da firmeza da pele.
“O passo mais importante da rotina de skincare é o filtro solar, já que a radiação UV é a maior responsável pela degeneração do colágeno”, continua o Dr. Daniel. “O uso de antioxidantes tópicos como vitamina C, também podem ser utilizados para otimizar a proteção solar e prevenir a flacidez.”
Ainda existe a possibilidade de combinar esses cuidados com tratamentos específicos, como o uso de bioestimuladores injetáveis de colágeno, e o ultrassom microfocado.