Aplicar o protetor solar é fundamental para combater os danos causados pelos raios UVA e UVB à pele. Ao contrário do que muitos pensam, esse produto deve ser utilizado diariamente, e não apenas em ambientes como praias e piscinas. Além disso, segundo a Dra. Vanessa Perusso, dermatologista parceira da marca Helioderm, ele precisa ser passado em todas as áreas do corpo, incluindo aquelas que, muitas vezes, são esquecidas, como orelhas, busto, braços e pés.
“Independentemente do ambiente, se há exposição direta ao sol sem proteção, a pele pode sofrer diversos malefícios, como o envelhecimento precoce, vermelhidão, aparecimento de manchas e melasma”, reforça.
A seguir, para te ajudar a garantir uma proteção completa e eficaz, a médica lista partes do corpo que também precisam do filtro solar e que você, provavelmente, pode estar esquecendo. Veja!
Partes do corpo que também precisam do protetor solar
1Pescoço, colo e nuca
“Muitas pessoas têm o costume de proteger apenas o rosto, esquecendo regiões como pescoço, colo e nuca”, comenta a especialista. De acordo com ela, esse hábito favorece o envelhecimento precoce da pele, gerando o aparecimento de rugas e uma aparência craquelada, e o escurecimento dessas áreas.
O braço do motorista
A falta de proteção solar nos braços vem causando uma diferença de cor e textura no membro que fica do lado da janela do motorista no carro.
“A parte esquerda, por ficar mais próxima da janela, sempre apresenta um aspecto mais bronzeado“, diz a médica.
“Apesar de ser algo engraçado, é importante ressaltar o cuidado necessário com o braço que fica mais exposto ao sol. Mesmo que seja durante poucas horas, a exposição diária aos raios UVA e UVB pode levar ao aparecimento de manchas que, se não forem tratadas podem até dar início ao câncer de pele. Minha dica para quem passa muito tempo dirigindo é deixar no carro uma opção de protetor solar aerossol para reaplicar de tempos em tempos”, completa Vanessa.
Pés e mãos
“Às vezes, é só após voltar para casa e sentir a ardência que se nota a vermelhidão dessas regiões. É necessário lembrar que, após a aplicação nas pernas, tronco e braços, as extremidades (pés e mãos) também devem ser protegidas”, enfatiza