Pode parecer estranho à primeira vista, mas acredite: além do consumo alimentar, também é possível usar o ovo como cosmético, uma vez que ele tem sido cada vez mais reconhecido por seus benefícios na beleza.
Do cuidado com a pele ao tratamento capilar, os ovos oferecem uma gama de nutrientes essenciais que podem ajudar a promover uma pele radiante e cabelos saudáveis. A seguir, profissionais do Instituto Ovos Brasil apontam 10 maneiras de incorporá-los em na rotina de beleza!
Como usar o ovo como cosmético?
✷Máscara facial de clara de ovo
A clara de ovo é rica em proteínas e pode ajudar a tonificar e firmar a pele, reduzindo a aparência de poros dilatados, além de ter colágeno que dá elasticidade à pele. Quando combinada com iogurte, uma ótima fonte de ácido láctico, esta máscara esfolia o rosto, deixando-o macio e suave. A clara ainda tem propriedades antimicrobianas, através da enzima lisozima, a qual reduz os poros da pele, reduzindo o acúmulo de sujeira e poeira entre eles, o que pode reduzir a acne, além de ser anti-inflamatória.
✷Máscara de ovo para cabelos danificados
A gema do ovo é uma fonte de ácidos graxos e vitaminas que podem ajudar a restaurar a hidratação e o brilho dos cabelos secos e danificados.
Tratamento para cabelos oleosos
A clara de ovo pode ajudar a controlar a produção de óleo no couro cabeludo, deixando os cabelos mais limpos e com uma aparência mais fresca.
✷Esfoliante facial de ovo e açúcar
Uma mistura de clara de ovo e açúcar pode criar um esfoliante suave que remove as células mortas da pele, deixando-a macia e renovada.
Condicionador natural para cabelos
A gema do ovo é rica em proteínas e nutrientes que podem ajudar a fortalecer e nutrir os cabelos, deixando-os mais suaves e fáceis de pentear.
✷Máscara clareadora para a pele
A clara de ovo pode ajudar a clarear manchas escuras e uniformizar o tom da pele, deixando-a mais luminosa e radiante.
Tratamento para olheiras
Aplicar clara de ovo sob os olhos pode ajudar a reduzir o inchaço e a aparência de olheiras, proporcionando uma aparência mais descansada.
✷Condicionador para cutículas
Massagear a gema do ovo nas cutículas pode ajudar a hidratá-las e fortalecê-las, prevenindo a quebra e promovendo unhas saudáveis.
Máscara capilar nutritiva
Uma mistura de ovos, azeite e mel pode criar uma máscara capilar nutritiva que hidrata e fortalece os cabelos, deixando-os mais brilhantes e resistentes.
É importante lembrar que é indicado consultar um profissional antes de aplicar qualquer produto ou alimento na pele e nos cabelos, para checar não só a possibilidade de reações alérgicas, mas também a possível eficácia e efeitos colaterais do tratamento escolhido.
Benefícios dos ovos na alimentação
Agora que você já conheceu os possíveis usos dos ovos na rotina de beleza, vamos voltar a seu consumo mais tradicional: a alimentação.
De acordo com Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil, os ovos são repletos de vitaminas, minerais, proteínas de alta qualidade, como vitaminas do complexo B representados por tiamina, riboflavina, colina, vitamina B12, ácido fólico, piridoxina, biotina e vitaminas lipossolúveis A, D,E,K. Além disso, contém minerais, como ferro, selênio, magnésio e zinco, além dos carotenoides luteína e zeaxantina, conhecidos pela função protetora dos olhos e da visão, com função antioxidante.
Eles são uma fonte natural de proteínas, vitaminas e minerais e carotenoides que contribuem com a saúde e isso reflete no externo, isto é, na beleza do cabelo, da pele, das unhas. A proteína do ovo apresenta colágeno, que quando ingerida contribui com a manutenção de músculo, firmeza de pele, entre outras funções.
“A clara de ovo produz um efeito tensor na pele e contém lisozima, uma enzima que apresenta ação cicatrizante. Ao associar a um granulado como açúcar, ocorre um efeito esfoliante, importante para a renovação celular. A gema que apresenta ácidos graxos e fosfolípides quem promovem hidratação e podem favorecer a maciez dos cabelos”, cita Lúcia.
Pode-se, efetivamente, dar uma forcinha para pele e cabelos utilizando o ovo nos cuidados, mas é importante lembrar que essa estratégia é temporária. Vale lembrar que a alimentação equilibrada e saudável contribui para a redução de riscos e processos inflamatórios como é o caso da acne.