Continua após publicidade

Os piores e os melhores alimentos para a pele

Confira as comidas e nutrientes que atrapalham a saúde da derme

Por Victoria Theonila
14 dez 2022, 09h17
melhores alimentos para cabelo
 (Deagreez/Getty Images)
Continua após publicidade

A sua pele reflete o que você come? Sim! A saúde da nossa pele é construída de dentro para fora do corpo e a alimentação é um processo que impacta diretamente nesse aspecto.

“Dependendo do contexto alimentar, de como é a sua dieta, há uma influência positiva ou negativa dos alimentos na pele. Essa influência é ligada principalmente a três processos que estão altamente relacionados: oxidação (maior produção de radicais livres), inflamação e glicação (endurecimento das fibras de colágeno por excesso de açúcares na dieta). Esses processos estão ligados ao aparecimento acentuado de rugas, flacidez e manchas”, explica o dermatologista Dr. Daniel Cassiano, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

A seguir, a nutróloga Dra. Cristiane Coelho Ognibene compartilha os principais alimentos que impactam diretamente na saúde e aspecto da pele – para o bem e para o mal. 

 

ALIMENTOS RUINS PARA PELE (QUANDO EM EXCESSO)

1

Óleos vegetais ricos em ômega 6 (soja, canola e girassol)

Em excesso, os óleos vegetais refinados, como o óleo de soja, canola e girassol, podem causar a inflamação do organismo e isso consequentemente atinge a qualidade da pele, o que pode contribuir para o surgimento de acne e até dermatites leves e graves. “Esses óleos são ricos em ácidos graxos ômega-6 e pobres em ômega 3, sendo que este fator colabora para o estado pró-inflamatório, causando processo de oxidação celular ao romper o colágeno e elastina, o que contribui com o envelhecimento precoce”, diz Cristiane.

Continua após a publicidade
oil óleo
(Pixabay/Pexels)

A nutróloga recomenda o uso em quantidades moderadas desses óleos no preparo das refeições, excluindo a parte de frituras. E inclua na dieta alimentos ricos em ômega 3, uma vez que essa substância colabora com fatores antioxidantes. “Adicione nas refeições preparações grelhadas, cozidas ou assadas de peixes como o salmão, atum e linguado, incorporando no café da manhã e lanches intermediários o acréscimo de oleaginosas e sementes”, indica. 

2

Açúcar

Uma dieta rica em açúcar pode impactar a imunidade, contribuindo para o temido envelhecimento da pele, além de ser um alimento viciante.

Yulia Reznikov
(Yulia Reznikov/Getty Images)

“O açúcar em excesso atinge as moléculas de proteína, como o colágeno e a elastina, formando um complexo de glicação que prejudica a sustentação do tecido, favorecendo os sinais de envelhecimento e aumentando as chances de formação de acnes e outras desordens inflamatórias na pele”. 

3

Cafeína 

Continua após a publicidade

“A cafeína em altas doses estimula a liberação do cortisol, o hormônio do estresse, que por sua vez induz ao rompimento das células de sustentação da pele (colágeno e elastina), contribuindo tanto para o aparecimento de linhas de expressão e concomitantemente com manchas”, destaca.

café
(Pexels/Pexels)

Para quem não dispensa um cafézinho, mas pretende repensar a quantidade de xícaras por dia, o valor seguro apontado nas pesquisas descreve 400mg de cafeína/dia, o que equivale a 3 xícaras de café de 150ml, 5 xícaras pequenas de café expresso de 30ml ou 8 xícaras de 150ml de chá verde

4

Bebidas Alcoólicas

“O efeito do álcool no organismo humano é impactante, pois a bebida alcoólica pode interferir na reserva de água corporal, principalmente quando não há hidratação suficiente. Logo, isso contribui para a desidratação, pois são utilizadas reservas de água dos tecidos periféricos, deixando a pele com sinais de descamação, ressecamento e ainda com perda do brilho”.

vinhos saudáveis
Há uma linha fina que separa os benefícios do vinhos dos seus malefícios / (Francesco Carta fotografo/Getty Images)

Contudo, se você é fã de um bom drink, a nutróloga explica que a dose diária segura de etanol seria de 14g, sendo duas doses para homens e apenas uma para mulheres, por conta das diferenças metabólicas. Uma dose corresponde a 350 ml de cerveja (5% de álcool), 150 ml de vinho (12% de álcool) e 45 ml de destilados com vodca, gin (40% de álcool). 

Continua após a publicidade

ALIMENTOS QUE BENEFICIAM PELE E CABELO

A alimentação bem diversificada é essencial para manter a saúde do corpo em dia, impactando diretamente na pele e até no cabelo. Para isso, a nutróloga recomenda alimentos considerados anti-inflamatórios, que contêm papel antioxidante, como alimentos ricos em ômega 3 (salmão, atum, linguado, castanhas, nozes, amêndoas, linhaça e chia, por exemplo). 

Além disso, é recomendada a inclusão de “cor” na dieta, por meio de vegetais e frutas ricos em betacaroteno e vitaminas. Esses nutrientes podem ser encontrados na couve, espinafre, cenoura e abóbora. Além disso, o resveratrol nas uvas roxas e frutas vermelhas, assim como a vitamina C nas frutas cítricas, como acerola, laranja, abacaxi e mexerica também é muito benéfico.

Para os amantes de alimentos de origem animal, a gema de ovo, salmão, atum e queijos, são ricos em vitamina A, enquanto as sementes como semente de girassol, azeite de oliva, castanha de caju, amendoim, e castanha do Pará, são ricas em vitamina E e boas gorduras.

Por fim, para manter a saúde da pele em dia, é essencial manter a sua hidratação diária (dentro e fora das células), com pelo menos 2 litros de água. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.