Melancia para a pele? Veja 3 benefícios, de acordo com a ciência
Segundo algumas pesquisas e estudos, é possível usar a melancia para a pele, deixando-a mais hidratada e bem cuidada.
Hidratante e com um sabor delicioso e refrescante, ela é uma estrela no mundo das frutas. No entanto, o seu apelo não termina aí: também é possível usar a melancia para a pele.
Muitas fórmulas de cosméticos utilizam a fruta por suas propriedades benéficas. Mas, afinal, quais são elas? Confira a seguir!
Como é possível usar a melancia para a pele?
A melancia é uma fruta composta principalmente de água. Especificamente, ela contém quase 92% de água e 7,55% de carboidratos, fato que a torna extremamente hidratante e refrescante para comer. Além disso, essa fruta ainda oferece muitos benefícios à saúde, pois é rica em licopeno, vitamina A, vitamina C e antioxidantes, segundo um estudo publicado em 2014.
Como ingrediente para cuidados com a pele, a melancia tem vantagens como: é hidratante, pode reduzir a inflamação e é rica em antioxidantes que são promissores para a pele.
Benefícios da melancia para a pele
1
Rica em nutrientes e antioxidantes
Segundo uma pesquisa de 2017, a melancia contém muitos nutrientes importantes que são benéficos para a pele, com destaque para as vitaminas A e C, que podem ajudar a pele opaca ou danificada.
Ela ainda tem outro antioxidante poderoso e protetor da pele, chamado licopeno, que ajuda a neutralizar os radicais livres gerados pela radiação UV e pelos poluentes ambientais. Ao proteger a pele do estresse oxidativo, a melancia pode ajudar a prevenir o envelhecimento prematuro, manter a elasticidade da pele e promover uma aparência mais jovem.
Hidratante
A melancia é muito refrescante em dias quentes devido ao seu alto teor de água. Pelo mesmo motivo, os produtos para a pele com melancia podem hidratar e ajudar a combater o ressecamento da pele.
Isso ocorre porque, quando aplicada topicamente, ela pode ajudar a repor a umidade da pele, melhorando os níveis de hidratação e reduzindo o ressecamento e aspereza. Além disso, o óleo de semente de melancia contém ácido linoléico e ácido araquídico, que são ácidos graxos que ajudam a manter a membrana celular, de acordo com um estudo. Como resultado, eles podem ajudar a acalmar a pele e melhorar sua elasticidade.
3Reduz a inflamação e a acne
Os produtos para a pele com melancia são ricos em aminoácidos, o que os torna uma ótima opção para peles inflamadas ou com tendência a acne. Para algumas pessoas, eles ajudam a uniformizar a textura da pele, iluminam a pele e até adicionam um brilho agradável, indicou uma pesquisa de 2007.
Produtos de beleza com melancia
Mascara facial refrescante e hidratante de melancia
Mascara facial refrescante e hidratante de melancia Koloss Make Up. Para usar de uma a duas vezes por semana.
Máscara para olhos
Máscara Océane para olhos, umedecida com extrato de melancia e outros ingredientes que ajudam a nutrir a pele.
Esfoliante de corpo e rosto
Esfoliante melancia Labotrat, com concentrado de óleo de rosa mosqueta e argila branca, que juntos auxiliam nos processos de clareamento da pele, uniformização do tom, redução de rugas e linhas de expressão, de estrias e combate à acne. Iluminam, hidratam e reduzem o estresse oxidativo da pele.
Máscara facial noturna
Máscara facial noturna Watermelon Océane, elaborada com melancia, que além da já conhecida função hidratante, possui propriedades antioxidantes, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce da pele.