Continua após publicidade

Massagem facial caseira: movimentos para tirar a tensão do rosto

Veja como fazer uma sessão em casa que dura cerca de 5 minutos

Por Amanda Panteri
Atualizado em 28 abr 2020, 10h00 - Publicado em 28 abr 2020, 10h00
massagem facial caseira
 (Toa Heftiba, Unsplash/Reprodução)

Ela melhora a oxigenação do tecido cutâneo e, consequentemente, ajuda a promover a circulação, levando os nutrientes do sangue para pele. Com isso, sentimos o rosto com mais viço, com o contorno facial acentuado e com um efeito lifting, além de diminuir as olheiras e linhas de tensão. Não estamos falando de alguma máscara milagrosa, mas de uma técnica gratuita e que dura cerca de cinco minutos: a massagem facial caseira

Você pode fazer todos os dias, seja pela manhã, antes da maquiagem (a make ficará até melhor); ou à noite, para aliviar o estresse que vai acumulando por conta da nova rotina e fica evidente nas marcas de expressão. “Gosto de ver a massagem facial além de seus efeitos estéticos. Ela é, sobretudo, um gesto de autocuidado e relaxamento, pois estimula a liberação de endorfina”, explica a farmacêutica Fernanda Chauvin (@dra.fernandachauvin), especialista em cosmetologia e diretora da Ellementti Dermocosméticos

Fernanda conta que, dependendo do movimento, os resultados são diferentes. “A pressão diminui as tensões. As técnicas de pinçamento (pequenos beliscões) melhoram a circulação. Já, o estiramento garante o efeito lifting. É bom lembrar também que a direção tem que ser sempre ascendente (de baixo para cima), contra a gravidade.” 

Continua após a publicidade

E ainda dá para aproveitar o creme ou o sabonete líquido que você usa no rosto para gerar maior deslizamento na pele durante a massagem. Só não esqueça também dos outros cuidados – eles são essenciais para a saúde do tecido. “É preciso se preocupar com a ingestão de água e com a alimentação equilibrada. Por estarem em casa, as pessoas acabam esquecendo dos cuidados dermatológicos. Mas ainda sofremos agressões de alguns poluentes – como eletrônicos, calor do fogão, ácaro e poeira”, diz a especialista. 

Os movimentos com os dedos funcionam com os mesmos princípios dos rolos de massagem facial ou cristais, que estão em alta. “Mas, além da técnica com os dedos não ter o custo dos aparelhos, há mais possibilidades de movimentação”, diz Fernanda. Ela ensinou para nós um passo a passo de uma sessão. Veja como fazer: 

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.