Continua após publicidade

Máscara facial ou hidratante: qual é a melhor opção para sua pele?

Apesar do alto poder de permeação, as máscaras costumam ter efeito transitório e não substituem o skincare. Saiba mais!

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 ago 2024, 16h16 - Publicado em 20 ago 2024, 10h00

A máscara facial é um produto que faz parte da rotina de beleza de muitas pessoas. No entanto, ainda há dúvidas sobre sua eficácia em comparação aos hidratantes. Afinal, ela tem ou não mais benefícios que os cremes?

“Os benefícios das máscaras faciais para a pele é que elas trazem uma maior penetração dos ativos que estão presentes nessa máscara. Elas proporcionam uma penetração mais profunda e mais perfeita desses ingredientes na pele”, explica a dermatologista Mônica Aribi.

Segundo a profissional, isso acontece porque a máscara forma um sistema de oclusão, em que os nutrientes e ativos dos cosméticos entram em contato com a pele, ao mesmo tempo que há o impedimento para que a água evapore.

Continua após a publicidade

“Dependendo do princípio ativo em questão, a função varia: se a máscara for com ácido hialurônico há função de hidratação, se for com retinol há renovação celular, se for com vitamina C auxilia no clareamento da pele e tem efeito antioxidante, e assim por diante”, aponta a dermatologista Paola Pomerantzeff.

No entanto, a profissional ressalta que, apesar dos benefícios, as máscaras não substituem os cuidados prescritos pelo profissional. “O efeito da máscara costuma ser mais transitório”, pontua a médica.

Como usar uma máscara facial?

Os passos adequados para se aplicar uma máscara facial, que pode ser em cosmético ou em tecido embebido de ativos cosméticos, são:

Continua após a publicidade
  1. Higienizar bem a pele;
  2. Aplicar um tônico, que é um produto que vai completar a limpeza da pele;
  3. Com a pele totalmente limpa, aplicar a máscara.

“Em alguns casos, pode ser feita uma leve esfoliação para quebrar um pouco a camada córnea e fazer com que os produtos tenham maior facilidade de penetração. Dessa forma, o objetivo dessa máscara pode ser atingido”, afirma Mônica.

Quanto ao tempo de uso da máscara na face e a frequência com que ela deve ser usada variam de acordo com o princípio ativo em questão, o skincare e tipo de pele de cada pessoa. “Não há regra. Na verdade, é bastante variável”, aponta Paola.

Por fim, Monica ressalta um cuidado importante: após o uso da máscara, não é indicado aplicar produtos muito oleosos. “Isso pode deixar um manto em cima da pele muito espesso, entupir os poros e causar foliculite. Se a aplicação for feita de manhã, o produto ideal após a máscara é um filtro solar com cor ou uma base com filtro solar”, ela finaliza.

Continua após a publicidade
Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.