Continua após publicidade

Por que você não deveria usar maquiagem vencida

Dermatologista dá orientações úteis sobre cosméticos

Por Giovana Santos
15 ago 2022, 09h14

Verdade seja dita: todo mundo tem, pelo menos, um produto de beleza vencido em seu nécessaire. Isso acontece, principalmente, quando é aquele que você tem um apego emocional, o seu queridinho, e você quer usá-lo até a última gota.

No entanto, substâncias fora da validade podem ser prejudiciais para a pele e para a sua saúde, sem falar do uso em vão, pois muitas deixam de ter eficácia após o término desse prazo, explica a dermatologista Michele Monteiro.

“A maioria pode ser usada de um a três anos depois de aberta, mas alguns produtos duram seis meses ou menos. Um exemplo são os antioxidantes, que podem perder sua ação por oxidação. O ideal é sempre manter os frascos bem fechados e armazená-los em locais frescos, longe da luz”, orienta a especialista Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Felizmente, a maioria vem com um símbolo que permite saber o tempo de uso ideal. Embora essas datas sejam ótimas referências, a forma como armazenamos também influencia. Caso o frasco não contenha essas informações, ou você achar que a validade expirou prematuramente, a Dra Michele dá orientações úteis sobre o que pode ser feito com cada cosmético e dermocosmético, a seguir. Confira:

Continua após a publicidade

“Máscara de cílios depois de aberta é o ambiente perfeito para a proliferação de micro-organismos, portanto, esse produto não deve ser compartilhado e é ideal que o descarte seja feito após três meses de uso.”

“Bases e corretivos duram mais tempo, de um a dois anos. No entanto, se a textura mudar, eles devem ser descartados antes disso. Vale ressaltar que usar produtos vencidos pode desencadear irritações, obstrução dos poros e/ou reações indesejadas à pele.”

Continua após a publicidade

“Os batons duram aproximadamente dois anos após abertos. A região dos lábios tem uma maior sensibilidade, podendo apresentar irritações com o uso de produtos vencidos.”

Continua após a publicidade

“Blush, sombra ou pó têm validade média de dois anos após abertos, e devem ser armazenados em local fresco. Vale lembrar que qualquer produto fora da validade pode desencadear irritações no local em que for aplicado.”

“Ao usar dermocosméticos vencidos, além de causar irritações e reações de graus variados, o efeito proposto pelo dermocosmético não será atingido. Uma dica é nunca usar o dedo para a aplicação, já que isso aumenta a chance de proliferação de micro-organismos. Para isso, use a espátula que geralmente acompanha os produtos em pote.”

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.