Continua após publicidade

Injeções redutoras de gordura: tudo o que você precisa saber

Nossa editora testou o tratamento com as conhecidas como "enzimas"

Por Larissa Serpa
Atualizado em 8 nov 2022, 13h41 - Publicado em 8 nov 2022, 13h25

Dieta e exercícios são pilares fundamentais para eliminar gordura corporal, é claro. Mas quando a gordura é localizada, ela pode ser mais difícil de eliminar. “A perda de peso não é seletiva para gordura, ela não acontece apenas na área em que notamos maior acúmulo de tecido gorduroso”, explica a Dra. Cláudia Merlo, médica especialista em Cosmetologia. 

E é aí que entra o tratamento com injeções redutoras de gordura. Eu testei o tratamento e, abaixo, conto tudo que você precisa saber sobre esse procedimento e a minha experiência testando.

1

O QUE SÃO AS INJEÇÕES REDUTORAS DE GORDURA

São soluções baseadas em ácido desoxicólico. Seu corpo naturalmente possui essa substância. É um ingrediente ativo usado para atingir as células de gordura para desencadear a emulsificação. “As injeções redutoras de gordura promovem apoptoses (morte celular) dos adipócitos (células de gordura)”, explica Cláudia.

Apesar de serem conhecidas como “enzimas” por algumas pessoas, não se trata de fato de enzimas, do ponto de vista químico, mas de um sal.

2

COMO É O TRATAMENTO

As aplicações são feitas em consultório e sem anestesia (você não sente dor na aplicação).

A ácido desoxicólico ataca o depósito de gordura quebrando as células e removendo-as através do fígado e do sistema linfático.

Continua após a publicidade
3

ONDE AS INJEÇÕES REDUTORAS DE GORDURA PODEM SER USADAS

Este tratamento injetável pode ser usado em várias partes do seu corpo. Se você está constantemente indo à academia, mas percebe que algumas áreas são resistentes ao exercício, o tratamento de dissolução de gordura pode ser a abordagem certa.

Você pode tratar pequenas áreas como bolsões indesejados de gordura na área do queixo, do culote, do braço ou da barriga, por exemplo.

4

QUEM (NÃO) PODE FAZER

Se você está acima do peso, pode não ser um bom candidato para este procedimento. “O tratamento é para gordura localizada, não geral. Minha abordagem é sempre por um tratamento 360, então em primeiro lugar vem dieta e exercícios para perder o peso geral. Depois, você utiliza as enzimas nas áreas em que a gordura localizada não foi eliminada”, diz Cláudia.

5

QUAL É O DOWNTIME DO TRATAMENTO?

Após as injeções, você pode notar vermelhidão, coceira ou sensibilidade. Além disso, a dormência pode aparecer na área tratada. Se esses sentimentos persistirem, você pode usar Paracetamol.

O inchaço pode durar até 3 semanas. Não se assuste se a área que você tratou dobrar de tamanho, esse é o efeito esperado nesses primeiros dias, devido à inflamação. “Eu sempre aviso meus pacientes que, se você quer fazer o tratamento para ir para praia, por exemplo, é preciso se programar para fazer pelo menos 1 mês antes da viagem, pois o efeito imediato é de bastante inchaço”, explica Cláudia.

Continua após a publicidade
6

QUANTO TEMPO DURA O RESULTADO

Diferente de tratamentos como preenchimentos, que precisam ser refeitos periodicamente, a eliminação de gordura é permanente. “Aquela gordura que estava naquele local é eliminada, então o objetivo depois é só manter, com dieta e exercícios”, explica Cláudia.

Claro, se você engordar novamente, novas células de gordura serão criadas.

TRATAMENTO CONJUNTO DAS 3 CAMADAS

Segundo Cláudia, a associação de técnicas é fundamental para alcançar bons resultados. “Quanto mais camadas trabalhamos, melhores resultados e quanto mais tratamentos associados, potencializamos o efeito”, explica.

Enquanto as enzimas vão eliminar a gordura, tratamentos como o CM Slim vão tratar a parte muscular. “Aliás, tratar a camada muscular é um dos avanços mais importantes nos últimos anos. Com o CM Slim, são realizadas contrações supramáximas para fortalecimento muscular, de forma muito confortável. Em 30 minutos, são feitas 20 mil contrações. Ou seja, é um resultado muito mais potencializado do que pode ser feito na academia. Mas não é excludente, o fortalecimento com exercícios físicos diários deve continuar”, diz a médica.

Já, para a pele, se necessário devido à flacidez, são aplicados bioestimuladores de colágeno, que devolvem a firmeza. Mas nem todos os pacientes precisam desse tratamento extra. “A decorrente inflamação causada pelas injeções redutoras de gordura também estimula a formação de novo colágeno”, diz Cláudia.

Continua após a publicidade

.

O CONTO DA “FALSA MAGRA”

injeção redutora de gordura
(Acervo Pessoal/Reprodução)

Meu biotipo sempre foi pequeno. Nunca tive muita tendência a acumular massa em nenhum local do corpo — pelo contrário, faço hipertrofia na academia para ganhar músculos. Mas tudo isso mudou com a pandemia de Covid-19 e o isolamento.

Após 2 anos praticamente totalmente sedentária, me vi com um acúmulo na barriga que, mesmo após voltar para academia, não conseguia eliminar de jeito nenhum. Quem me ouvia comentar sobre isso não entendia pois, de roupa, eu parecia não ter gordura. Mas o acúmulo estava lá escondido e acabando com minha autoestima. Eu parei de usar blusas curtas, que sempre adorei e escondia minha barriga.

Foi então que atendi com a Dra. Cláudia.

Após uma análise completa, ela me deu o diagnóstico: tenho sim acúmulo de gordura mas também flacidez muscular decorrente da má postura (2 anos em que meu modus operante era ficar sentada à frente do computador não ajudaram).

Continua após a publicidade

Tendo indicação para as injeções, já que minha gordura é localizada e não geral no corpo, ela fez as aplicações: completamente indolores.

No fim do mesmo dia, no entanto, foi possível notar o inchaço. Meu corpo é bem reativo, por isso meu inchaço foi enorme e a região ficou bem sensível, mas nada limitante de forma alguma.

Esperei paciente o fim do inchaço até que, finalmente, após certa de um mês, me vi livre de uma barriga que nenhuma dieta ou exercício havia conseguido eliminar até então.

Paralelamente, já comecei a tratar a área muscular com o CM Slim, no próprio consultório da Dra. Cláudia, e continuo a me atentar para a postura.

Abaixo, Cláudia explica melhor sobre meu caso:

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by Dra Cláudia Merlo (@dra.claudiamerlo)

Eu fiz recentemente a segunda aplicação de enzimas (para mim, 2 sessões parecem ser o suficiente) e já consigo notar que meu abdômen voltou àquela aparência que eu achei que não seria mais possível atingir após meus 30 anos de idade.

As fotos dessa matéria são os resultados apenas da primeira aplicação de enzimas. Assim que essa segunda sessão, somada ao tratamento muscular, apresentar resultados, eu volto aqui para atualizar vocês!

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.