Existem muitas receitas caseiras que prometem deixar o cabelo mais saudável e brilhante. Uma das mais tradicionais é o uso de gema de ovo para cuidar dos fios. Você torceu o nariz por aí? Calma, vai fazer sentido.
GEMA DE OVO PARA O CABELO
Talvez você não saiba disso, mas as gemas de ovos são riquíssimas em lipídios, ou seja, em gorduras, que podem ajudar a hidratar o cabelo. O uso também é livre: não existem contraindicações, desde que a pessoa não seja alérgica ou sensível ao ovo. O único ponto é: evite passar o ovo nos fios e lavar o cabelo com água quente, já que o calor pode “cozinhar” a gema no cabelo.
“O ideal é você usar a gema unida a outros ingredientes, como uma máscara, ou a gema e mel, porque o mel também traz brilho para o cabelo”, aconselha Bruna Nunnes, terapeuta capilar e hairstylist do Jacques Janine.
Para a profissional, se o cabelo estiver precisando de lipídios, a gema pode ser uma ótima aliada e recobrar a hidratação e a saúde dos fios danificados. E se você está preocupada com o cheiro, o uso da máscara e do mel servem, justamente, para disfarçar o cheiro.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DA GEMA DE OVO PARA O CABELO?
Já explicamos um pouco sobre como a gema de ovo pode ajudar a saúde capilar, mas vale a pena nos aprofundarmos mais nos possíveis benefícios desse uso:
- Ajuda a hidratar e nutrir os fios: as proteínas e gorduras presentes na gema de ovo ajudam a nutrir, promovendo brilho e melhorando a maciez dos fios.
- Repara cabelos danificados e protege os fios de novos danos: o colesterol presente nas gemas está repleto de lipídios que ajudam na reparação dos danos causados pela coloração, químicas, calor e manipulação excessiva. Além disso, a combinação de vitaminas A e E protegem o cabelo contra a quebra e danos futuros.
- Estimula o crescimento capilar: ainda não existem estudos o suficiente que comprovam essa ação, mas ouve-se muito sobre como a gema de ovo pode estimular o crescimento dos fios por conta da presença de certos peptídeos.
De fato, ainda faltam comprovações científicas para o uso de gema de ovo nos cabelos, mas assim como o abacate e até o azeite de oliva, a presença de gorduras naturais pode, de fato, melhorar a qualidade dos fios no caso de cabelos muito danificados.