Continua após publicidade

Entenda os riscos do skincare para crianças, segundo especialista

O uso de inadequado de fragrância e outros produtos podem causar alergias e irritações nos pequenos. Saiba mais sobre o tema!

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 12 ago 2024, 15h20 - Publicado em 9 ago 2024, 10h00
Profissional explica os possíveis riscos do skincare para peles de crianças
Profissional explica os possíveis riscos do skincare para peles de crianças (Holiak/Freepik)

O skincare se tornou parte da rotina de muitas pessoas. Porém, ao verem adultos usando os produtos em casa, é comum que algumas crianças se inspirem e também queiram começar a cuidar da pele. Isso, é claro, sem falar na influência que as redes sociais trazem com vídeos e tutoriais de skincare para crianças, que podem prejudicar a a pele mais sensível dos pequenos.

Segundo Ana Carolina Ruiz Pedroso, esteticista especializada em Cosmetologia Avançada e professora do curso de Estética e Cosmética da Faculdade Santa Marcelina, a pele infantil é mais fina e sensível, podendo causar alergias e outros tipos de reações como irritação e vermelhidão.

“O uso excessivo de produtos também pode causar um desequilíbrio na pele, o que pode alterar a barreira natural causando problemas de ressecamento e oleosidade excessiva”, explica ela. “A absorção de substâncias químicas em excesso, já que a permeabilidade é muito boa, sendo nocivo para a pele. E vai interferir no desenvolvimento natural afetando também as funções reguladoras da pele”, complementa.

Diante disso, a profissional respondeu algumas questões importantes sobre o tema e precauções que os pais devem observar com o uso de produtos em crianças. Confira a seguir.

Continua após a publicidade

Dúvidas sobre skincare para crianças

Existe uma idade mínima indicada para começar a fazer skincare? 

Não existe uma idade específica, mas podemos falar de cuidados básicos na pré-adolescência, por volta dos 12 anos, onde ocorrem mudanças hormonais que podem afetar a pele. Os fatores que podemos considerar é a maturidade da pele, lembrando que a pele infantil é mais sensível. Sempre utilizar produtos suaves, sem fragrância e hipoalergênicos, e sempre ensinar da maneira correta a importância da limpeza básica e da proteção solar desde cedo, sem uso excessivo de produtos.

Quais ingredientes de produtos podem ser prejudiciais para a pele de crianças?

Fragrâncias podem causar alergias e irritações na pele sensível. Parabenos que são conservantes que podem provocar reações alérgicas. Álcool pode ressecar e irritar a pele. Sulfatos são agentes de limpeza que podem ser muito agressivos e causar irritações. Corantes artificiais causando irritabilidade e deixam a pele sensível. Ácido Salicílico podem ser comuns para peles adolescentes, mas é muito forte para pele infantil. Retinóides tem ação antienvelhecimento que também causam irritações e hipersensibilidade. Petrolatos presentes em alguns produtos para o rosto, em crianças podem causar a obstrução de poros e aumentar a quantidade de oleosidade e acne.

Continua após a publicidade

O uso inadequado de produtos de skincare pode desenvolver problemas de pele, como acne, eczema ou dermatite de contato?

Sim, o uso inadequado de produtos de skincare podem levar ao desenvolvimento de vários problemas de pele em crianças. Em relação a acne, existem alguns ingredientes nos cosméticos que chamamos de comedogênicos, o que podem causar acne. A eczema pode desencadear por conta de ingredientes irritantes ou alérgenos, como fragrâncias e conservantes, causando vermelhidão, coceira, inflamação e descamação. E em relação a dermatite de contato, aparece por reações alérgicas ou irritantes a certos ingredientes nos produtos de skincare.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.