O calor junto com a umidade proporcionam um ambiente ideal para o surgimento de diversos problemas dermatológicos, entre eles, a micose de unhas.
Por isso, durante os dias mais quentes, com o aumento da transpiração e dos mergulhos em praias ou piscinas, é fundamental redobrar os cuidados para evitar a onicomicose.
“Essa condição pode causar desconforto, dor e deformidades, além de, eventualmente, ser uma condição difícil de tratar”, afirma o Dr. Rafael Azevedo, dermatologista e embaixador da GALDERMA.
Diante de qualquer sintoma como coceira, vermelhidão, descamação ou mudanças na cor da unha, procure uma orientação médica. “O diagnóstico precoce facilita o tratamento e reduz a possibilidade de complicações”, alerta o especialista.
A seguir, confira o que fazer para evitar a micose de unha:
Como evitar a micose de unha no calor?
1Sempre mantenha a pele a as unhas secas
Após suar durante a prática de atividades físicas ou então ter contato com água, é indicado tomar um banho e realizar uma higienização cuidadosa da pele, prestando atenção nas regiões entre os dedos e nas unhas. Após isso, seque bem o corpo, para remover o acúmulo de umidade e, assim, evitar a proliferação de fungos.
2Utilize calçados arejados
Em dias muito quentes, utilizar calçados muito apertados pode atrapalhar a ventilação adequado dos pés, o que contribui para o aumento da transpiração e da umidade na região, favorecendo o crescimento de fungos.
Por isso, para evitar a micose de unha durante as altas temperaturas, o melhor a se fazer é optar por sapatos feitos com materiais respiráveis.
3Não compartilhe objetos pessoais
Para diminuir a probabilidade de contaminação cruzada por fungos e outros patógenos, evite compartilhar os seus objetos pessoais, como cortadores de unha e calçados.
4Invista na hidratação
Apostar em cremes hidratantes e beber a quantidade de água adequada são duas medidas fundamentais para prevenir as micoses. Isso porque elas ajudam a manter a barreira protetora da pele íntegra, diminuindo o risco de rachaduras que poderiam colaborar para a entrada de fungos.
5Não ande descalço em locais úmidos
Ao frequentar áreas úmidas, como piscinas, vestiários e praias, não deixe o seu chinelo de lado. O contato direto dos pés com superfícies que podem estar contaminadas aumenta significativamente as chances de contrair uma infecção fúngica