Dizem que, nos dias ruins, colocar uma roupa que você gosta pode fazer toda a diferença. E essa premissa acabou se tornando uma tendência bastante colorida: o estilo endorfina tem ganhado cada vez mais adeptas no mundo justamente porque ajuda a levantar o astral.
LOOK DO DIA X HUMOR DO DIA
“Existem algumas pesquisas que comprovam que a forma como nos vestimos interfere na forma como nos sentimos”, explica Guid Meinelecki, comunicadora de moda. “Isso acontece pelo fator chamado cognição indumentária, é a influência direta da roupa sobre fatores psicológicos – as roupas afetam a forma como nos vemos, como pensamos e como nos comportamos.”
Com uma explicação como essa fica fácil entender como o famoso “look do dia” pode interferir diretamente no nosso humor. E, nisso, as cores e estampas têm um papel fundamental, já que são símbolos visuais repletos de significado.
“Uma cor viva, alegre, automaticamente tem a possibilidade de fazer nosso humor mudar de forma positiva”, continua Guid. “Estampas com muitas cores também, isso pelo fato das cores terem essa influência gigante sobre nossos sentidos.”
Rechear o seu guarda-roupa de cores e estampas, portanto, não só melhora o humor estimulando o nosso sistema nervoso a produzir mais hormônios relacionados ao bem-estar (como endorfinas e serotoninas), como também cria possibilidades infinitas de produções estilosas.
“Muitas vezes, a gente acha que o armário com muita cor limita, né?”, reflete. “Mas, na verdade, é o contrário. As combinações de cores são diversas demais, então um armário colorido acaba trazendo mais possibilidades do que um armário com menos cor.”
COMO CRIAR UM ESTILO ENDORFINA PARA CHAMAR DE SEU?
Deu vontade de colocar mais cores no seu guarda-roupa? Então, anote aí:
Aceite a cor como positiva
Muita gente tem medo de usar cores no guarda-roupa, porque chamam mais atenção. Mas elas são positivas! “Como a cor comunica muito (tanto para quem veste, quanto para quem vê) ela acaba assustando quem vai começar”, diz Guid. “Essa é a maior dificuldade, acreditar que você pode, sim, se sentir e estar muito maravilhosa nas cores, não há problema algum nisso.”
Observe as cores que você mais gosta
Se você não gosta de amarelo, porque comprar uma blusa amarelo-ovo? Não faz sentido, certo? Por isso, um dos primeiros passos é começar a perceber e se apropriar das cores que você mais gosta. “O que compramos, o que vestimos, é um fator que acompanha a nossa rotina, então, quanto mais você souber do que gosta, mais fácil fica transformar o vestir em uma coisa mais legal.”
Teste de novo e de novo
Não adianta usar uma roupa vermelha uma única vez. Se essa é uma cor que você gosta muito, vale a pena usá-la e repetir a dose quando for conveniente para você – só assim você vai criar confiança de explorar outras tonalidades vibrantes e se acostumar com essa nova forma de se vestir. Aqui, vale também observar como você se sente com cada look – esse vai ser outro fator muito estimulante para repetir a dose.