A escova secadora é um acessório que se tornou indispensável na rotina de quem busca praticidade e eficiência na hora de cuidar dos cabelos. Enquanto seca, a ferramenta ainda modela os fios e os deixa mais lisos, proporcionando um acabamento de salão sem sair de casa. Mas será que ela causa a queda capilar? É verdade que não funciona em cabelos com curvaturas?
A seguir, Vertix Professional esclarece os quatro principais mitos e verdades sobre a escova secadora e revela o passo a passo para conquistar um resultado perfeito com o acessório. Descubra!
Mitos e verdades sobre escova secadora
1Escova secadora causa queda de cabelo?
Mito
Muitas pessoas têm medo de utilizar a escova secadora porque acreditam que a ferramenta pode provocar a queda dos cabelos, o que não é verdade.
No entanto, segundo Vertix, para apostar na escova secadora sem prejudicar a saúde e aparência dos fios, é fundamental adotar uma série de cuidados, sendo que um dos mais importantes é aplicar um protetor térmico antes de começar a usá-la.
Além disso, é fundamental não exagerar na temperatura da ferramenta, uma vez que o calor excessivo pode fragilizar os fios e deixá-los propensos a quebra.
Também é indispensável prestar atenção na força aplicada e no movimento. O ideal é passar a escova secadora no cabelo de forma delicada e sempre de cima para baixo.
2Escova secadora pode dar choque elétrico?
Verdade
A escova secadora pode sim dar choque, assim como qualquer outro aparelho elétrico. Porém, quando usada da forma correta e com os devidos cuidados, os riscos desse acontecimento são mínimos.
Antes de ligá-la na tomada, verifique se a ferramenta está em boas condições e sem fios expostos.
Lembre-se também que não é indicado utilizá-la com as mãos molhadas ou próximo de pias, pois isso pode aumentar significativamente as chances de acidentes.
Escova secadora só funciona em cabelo liso?
Mito
De acordo com Vertix, a escova secadora funciona tanto em cabelos lisos quanto nos cacheados ou ondulados.
4Escova secadora pode queimar o couro cabeludo?
Assim como o secador ou até mesmo a chapinha, a escova secadora pode causar queimaduras no couro cabeludo quando manuseada inadequadamente.
Para que isso não aconteça, é recomendado manter uma distância confortável entre o couro cabeludo e o elétrico e não utilizá-lo com os fios encharcados.
O passo a passo para um resultado perfeito
Após lavar os fios e retirar o excesso de água, aplique o protetor térmico e desembarace bem as suas madeixas, para garantir que os nós não atrapalhem o processo de secagem com a escova.
Em seguida, separe o cabelo em três ou quarto partes. Agora, mecha por mecha, vá passando a escova da raiz até as pontas e repita isso quantas vezes for necessário, até atingir o resultado desejado.