Muito pouco se fala sobre a importância da escova de cabelo certa para seu tipo de fio (afinal, se seu cabelo é crespo, você não vai investir em um pente fino, certo?) Mas, para manter a saúde dos fios, é necessário acertar na escolha para amenizar a quebra e facilitar a penteabilidade.
1PENTE DE DENTE LARGO
Indicado para cabelos crespos, ondulados e de fios grossos, o espaço entre os dentes ajuda a desembaraçar sem criar atrito ou agredir os fios.
DENTE DE PENTE LARGO MADEIRA, RICCA
2PENTE FINO
Cabelos lisos e levemente ondulados melhor se beneficiam dos pentes finos. Além disso, pode ser usado em penteados (com os cabelos úmidos, já que o pouco espaço entre os dentes do pente pode agredir os cabelos se eles estiverem secos.)
PENTE FINO DE MADEIRA, WOOD LINE PREMIUM
PENTE JACARÉ
É volume que você quer? Nesse caso, o pente jacaré deve ser a sua escolha – tanto para cabelos lisos e ondulados, pois produz volume nos fios.
PENTE JACARÉ, MARCO BONI
PENTE GARFO
Para cabelos crespos, o pente garfo ajuda a acentuar e valorizar o volume dos fios.
Vale lembrar que este modelo não deve ser usado para desembaraçar os cabelos. Os fios já devem estar desembaraçados e secos.
PENTE GARFO, LANOSSI
ESCOVA RAQUETE
Recomendada para desembaraçar diversos tipos de cabelo.
ESCOVA RAQUETE, RICCA
ESCOVA REDONDA
Ideal para modelar os fios
ESCOVA REDONDA, YEACHER
7ESCOVA VAZADA
Caso você tenha cabelos finos (ou pressa) a escova vazada é ideal. Suas cerdas afastadas permitem a circulação de ar, fazendo com que os cabelos sequem mais rápido.
ESCOVA VAZADA, MARCO BONI
COMO HIGIENIZAR PENTES E ESCOVAS
De acordo com a tricologista Viviane Coutinho, a higienização do material é indispensável. “Principalmente as escovas acumulam poeira, oleosidade, resíduos de produtos e células mortas, o que torna um ambiente favorável para o crescimento de ácaros, bactérias e fungos, isso pode gerar problemas como a caspa, dermatite e outras doenças”. O recomendado, de acordo com a profissional, é de que as escovas e pentes sejam higienizadas uma vez por semana.
- Retire os fios do pente ou escova com as mãos. Caso haja algum preso, use um palito de dentes ou um pente fino para afrouxá-lo.
- Misture detergente neutro ou shampoo em uma tigela com água morna e deixe de molho por 15 minutos.
- Esfregue levemente o pente ou escova com uma escova de dentes não usada.
- Após o processo, enxague em água quente e deixe secar naturalmente ou com o secador de cabelo
Caso queira desinfetar:
- Encha uma tigela com álcool 70º e deixe o objeto repousando por 10 minutos
- Enxague em água morna e deixe secar.