Na hora de se maquiar, alguns hábitos, que, muitas vezes, até parecem inofensivos, podem comprometer o resultado desejado e prejudicar a saúde da pele a longo prazo.
Uma pesquisa recente realizada pela Ipsos apontou que cerca de 90% da população brasileira sofre com algum problema dermatológico, seja ele acne ou manchas. E, de acordo com a Daniela Pontes, biomédica especializada em biossegurança, muitas dessas condições podem piorar através de erros como não higienizar a pele, escolher produtos errados, entre outros.
A seguir, conheça cinco erros que podem acontecer durante a maquiagem, para você se livrar deles e garantir um visual impecável.
ERROS COMUNS NA HORA DE SE MAQUIAR
1Não limpar a pele adequadamente
Lavar o rosto com um sabonete ideal para o seu tipo de pele é indispensável para remover as impurezas e se preparar para a maquiagem. “Antes de qualquer aplicação de maquiagem ou produtos como cremes, é importante que a pele esteja completamente higienizada, para evitar a proliferação de qualquer tipo de microrganismo”, explica a biomédica.
Escolher produtos errados
Optar por bases, pós, corretivos e outros itens inadequados para o tipo de pele é um erro muito comum. “Há diferentes tipos de pele como as secas, oleosas, mistas e mais sensíveis. Portanto, é importante comprar produtos que são adequados para o seu tipo, dessa forma, consegue evitar reações alérgicas e danos a longo prazo”, aconselha.
3Não higienizar os objetos
A falta de limpeza regular dos pincéis, esponjas e outras ferramentas de aplicação pode levar à acumulação de microrganismos, o que pode contribuir para o surgimento de espinhas, alergias e irritações. Por esse motivo, certifique-se de higienizá-las, pelo menos, uma vez na semana.
4Não olhar os prazos de validade
“Quando o produto está fora do prazo de validade, há uma proliferação de bactérias, fungos e outros microrganismos”, aponta a profissional.
5Não remover a maquiagem corretamente
Após ficar o dia todo com a maquiagem, é fundamental remover completamente qualquer resíduo de produto do rosto, para que não ocorra nenhuma complicação, entre elas, obstrução dos poros, envelhecimento precoce e cravos e espinhas.