Sabemos que pintar o cabelo envolve o uso de diversas substâncias químicas e, por isso, pode ser extremamente prejudicial à fibra capilar. Entretanto, a boa notícia é que é possível minimizar esses danos tomando algumas medidas preventivas e reparadoras.
De acordo com a hairstylist Pati Macedo, o primeiro passo é garantir que a coloração seja feita por um profissional responsável, que deve ensinar às clientes como preparar os fios para passarem pelo processo.
“Nosso cabelo já sofre diariamente com fatores externos de vários tipos, desde pentear até a exposição solar. Durante minha rotina, não abro mão de preparar os fios antes de iniciar a coloração em nenhuma das clientes que confiam no meu trabalho. Não é algo a mais, é o essencial e faz parte”, afirma.
A seguir, a especialista lista quatro dicas para quem quer ter madeixas coloridas sem ter que enfrentar grandes problemas em relação à saúde e à beleza dos fios. Confira:
1
Cuide do seu cabelo regularmente
Um cabelo fortalecido é resultado de diversas práticas, que vão desde uma alimentação balanceada até a aplicação frequente de máscaras de tratamento.
E todos esses cuidados, segundo Pati, influenciam diretamente em qualquer procedimento que for feito, entre eles, as tinturas e os alisamentos.
“Se os fios já estiverem fragilizados, como esperar bons resultados? Cuide sempre do seu cabelo para ter certeza de que ele estará preparado para receber química. Existem diversas formas, mas sugiro começar por uma hidratação ou uma nutrição com óleos vegetais, claro, pelas mãos de um profissional correto e responsável”, reforça.
2
Não deixe de fazer o teste de mecha
Independente se o cabelo for cacheado, liso, fino ou grosso, ele deve passar pelo teste de mecha. Isso porque essa etapa serve para saber se o fio vai resistir ao procedimento, evitando que ocorra o tão temido corte químico.
“Recomenda-se fazer 48h antes da coloração completa, porque é o tempo suficiente para ver como as madeixas irão reagir ou se surgirá algum tipo de alergia”, ressalta Pati.
3
Aposte na tintura sem amônia
Para reduzir os danos na hora de colorir, priorize o uso de tintas sem amônias, uma vez que as opções que contam com essa substância sensibilizam muito mais os fios. “É possível encontrar excelentes variações no mercado que agem na área externa dos cabelos, sem abrir as cutículas e sem agredir demais”, diz.
4
Utilize máscaras de reconstrução capilar
Agora que você já está com o cabelo colorido, alguns problemas como frizz, pontas duplas e ressecamento tendem a surgir. Sendo assim, os cuidados não devem ser deixados de lado mesmo após o final do tingimento.
Para lidar com essas alterações, uma sugestão de Pati é fazer um cronograma capilar, que consiste em uma agenda de tratamentos dividida em três etapas: hidratação, reconstrução e nutrição, sendo que cada uma delas tem uma função específica.