Continua após publicidade

Segredos revelados: como preservar a cor e o brilho dos cabelos ruivos

Tingiu os seus cabelos de ruivo? Veja dicas de profissionais para preservar a cor

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 16 jun 2024, 21h43 - Publicado em 24 Maio 2024, 18h00

Se você pintou os seus cabelos de ruivo, saiba que, agora, é fundamental reforçar ainda mais o seu haircare, para garantir que a cor fique bonita por muito tempo e que seus fios não sofram com danos.

Nesta matéria, Wesley Nóbrega, hairstylist do Amê Concept, e Alison Alvarez, integrante do Beauty Squad PRO de L’Oréal Professionnel, e Wander Lima, hairstylist e embaixador da GA.MA Italy, compartilham suas melhores dicas sobre os cuidados com o cabelo ruivo. Confira a seguir!

Como cuidar do cabelo ruivo em casa?

1

 

Não lave os cabelos com água quente

A água quente abre as cutículas capilares, o que causa uma maior liberação dos pigmentos, fazendo com que o ruivo não dure pelo tempo desejado. Além disso, ela também favorece o ressecamento, a quebra e a fragilização dos fios.

“Para maior preservação da cor, a água do banho deve ser de morna a fria. Tentar espaçar as lavagens também é uma boa solução para adiar o desbotamento”, diz Alvarez.

Continua após a publicidade
2

Utilize máscaras de tratamento regularmente

Os cremes de tratamento são fundamentais para repor os nutrientes e a umidade perdidos durante o processo de coloração, garantindo que os fios permaneçam saudáveis e fortes.

Os profissionais recomendam o uso de máscaras pigmentantes. “Elas servem para fazer a manutenção diária da cor e devem ser aplicadas após o shampoo. São uma boa estratégia para manter a cor vibrante entre os retoques da tintura, além de ajudarem, também, na hidratação e na naturalização do tom“, explica o integrante do Beauty Squad PRO de L’Oréal Professionnel.

Continua após a publicidade
3

Evite ferramentas de calor

A coloração tende a deixar os fios mais sensibilizados e suscetíveis às agressões externas, incluindo o calor excessivo de ferramentas como secadores, chapinhas e modeladores de cachos. “Além de prejudicar a cutícula do cabelo, o calor ainda pode alterar o resultado da cor e gerar quebra”, destaca Alison.

Se for utilizar esses equipamentos, nunca se esqueça de passar um protetor térmico, para não comprometer os pigmentos e nem a saúde capilar. “Esse produto é capaz de selar as cutículas e prevenir pontas duplas e desidratação, contribuindo para uma maior durabilidade da cor ruiva”,  afirma Alvarez.

Continua após a publicidade
4

Aposte em shampoos sem sulfato

“Os shampoos com sulfato podem remover mais do que apenas a sujeira dos cabelos, tirando também os óleos naturais produzidos pelo couro cabeludo e a pigmentação dos fios. Dessa forma, os produtos livres dessa substância fazem uma limpeza gentil das madeixas, evitando o desbotamento e preservando a hidratação”, garante o integrante do Beauty Squad PRO de L’Oréal Professionnel.

5

Invista em produtos específicos para cabelos coloridos

Agora que você está arrasando por aí com os seus cabelos ruivos, não se esqueça que, para cuidar deles em casa, é indispensável investir em produtos específicos para fios coloridos. Isso porque eles são desenvolvidos especialmente para atender às necessidades das madeixas com coloração.

“A escolha de um bom shampoo e de um bom condicionador é essencial. Deve ser usado também um leave-in de proteção e eu recomendo os óleos finalizadores, que ativam o brilho do cabelo e colaboram para uma cor mais vibrante”, sugere Wander.

6

Reavive a cor com um tonalizante

O tonalizante ajuda a reavivar a intensidade do ruivo sem afetar tanto a integridade dos fios, uma vez que ele não possui amônia e outros ingredientes agressivos em sua formulação.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.