Se você pintou os seus cabelos de ruivo, saiba que, agora, é fundamental reforçar ainda mais o seu haircare, para garantir que a cor fique bonita por muito tempo e que seus fios não sofram com danos.
Nesta matéria, Wesley Nóbrega, hairstylist do Amê Concept, e Alison Alvarez, integrante do Beauty Squad PRO de L’Oréal Professionnel, e Wander Lima, hairstylist e embaixador da GA.MA Italy, compartilham suas melhores dicas sobre os cuidados com o cabelo ruivo. Confira a seguir!
Como cuidar do cabelo ruivo em casa?
1
Não lave os cabelos com água quente
A água quente abre as cutículas capilares, o que causa uma maior liberação dos pigmentos, fazendo com que o ruivo não dure pelo tempo desejado. Além disso, ela também favorece o ressecamento, a quebra e a fragilização dos fios.
“Para maior preservação da cor, a água do banho deve ser de morna a fria. Tentar espaçar as lavagens também é uma boa solução para adiar o desbotamento”, diz Alvarez.
Utilize máscaras de tratamento regularmente
Os cremes de tratamento são fundamentais para repor os nutrientes e a umidade perdidos durante o processo de coloração, garantindo que os fios permaneçam saudáveis e fortes.
Os profissionais recomendam o uso de máscaras pigmentantes. “Elas servem para fazer a manutenção diária da cor e devem ser aplicadas após o shampoo. São uma boa estratégia para manter a cor vibrante entre os retoques da tintura, além de ajudarem, também, na hidratação e na naturalização do tom“, explica o integrante do Beauty Squad PRO de L’Oréal Professionnel.
Evite ferramentas de calor
A coloração tende a deixar os fios mais sensibilizados e suscetíveis às agressões externas, incluindo o calor excessivo de ferramentas como secadores, chapinhas e modeladores de cachos. “Além de prejudicar a cutícula do cabelo, o calor ainda pode alterar o resultado da cor e gerar quebra”, destaca Alison.
Se for utilizar esses equipamentos, nunca se esqueça de passar um protetor térmico, para não comprometer os pigmentos e nem a saúde capilar. “Esse produto é capaz de selar as cutículas e prevenir pontas duplas e desidratação, contribuindo para uma maior durabilidade da cor ruiva”, afirma Alvarez.
Aposte em shampoos sem sulfato
“Os shampoos com sulfato podem remover mais do que apenas a sujeira dos cabelos, tirando também os óleos naturais produzidos pelo couro cabeludo e a pigmentação dos fios. Dessa forma, os produtos livres dessa substância fazem uma limpeza gentil das madeixas, evitando o desbotamento e preservando a hidratação”, garante o integrante do Beauty Squad PRO de L’Oréal Professionnel.
5Invista em produtos específicos para cabelos coloridos
Agora que você está arrasando por aí com os seus cabelos ruivos, não se esqueça que, para cuidar deles em casa, é indispensável investir em produtos específicos para fios coloridos. Isso porque eles são desenvolvidos especialmente para atender às necessidades das madeixas com coloração.
“A escolha de um bom shampoo e de um bom condicionador é essencial. Deve ser usado também um leave-in de proteção e eu recomendo os óleos finalizadores, que ativam o brilho do cabelo e colaboram para uma cor mais vibrante”, sugere Wander.
6Reavive a cor com um tonalizante
O tonalizante ajuda a reavivar a intensidade do ruivo sem afetar tanto a integridade dos fios, uma vez que ele não possui amônia e outros ingredientes agressivos em sua formulação.