Recentemente, o jogador de futebol Cristiano Ronaldo publicou uma foto em seu perfil do Instagram na qual aparece com as unhas dos pés pintadas de preto. Entretanto, a motivação por trás da esmaltação vai muito além da estética. Na verdade, de acordo com o jornal alemão Bild, o atacante do Al-Nassr adota a técnica com o objetivo de prevenir a proliferação de fungos causadores da micose, condição recorrente entre os jogadores de futebol.
A Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que a incidência de fungos e bactérias nas unhas dos jogadores de futebol é maior devido ao trauma frequente provocado pelas chuteiras durante a corrida e à umidade constante nos pés por causa do suor.
FUNCIONA?
Usar esmaltes nas unhas não é uma estratégia eficaz para combater o problema. “A esmaltação das unhas não protege contra a micose. Se evitasse, todas as mulheres que esmaltam as unhas frequentemente não sofreriam com o problema”, alerta a Dra. Cintia Guedes, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Para quem já sofre com micose, esmalte colorido pode até ser utilizado por cima de um esmalte com antifúngicos ou antibióticos, a fim de “disfarçar” a alteração na coloração da unha gerada pelos fungos ou para evitar a fotossensibilidade de alguns desses esmaltes terapêuticos, mas nunca como forma de prevenção.
“O esmalte colorido pode, na verdade, atrapalhar ou atrasar o diagnóstico de alterações nas unhas. Por isso, quem utiliza esse tipo de produto deve removê-lo regularmente para observar a unha e verificar a existência de qualquer possível alteração”, diz a especialista.
O QUE FAZER PARA EVITAR MICOSE?
As medidas que realmente podem entregar resultados quando o assunto é prevenir a proliferação de fungos e bactérias nas unhas são:
- Usar calçados arejados;
- Trocar as meias sempre que ficarem úmidas;
- Limpar regularmente as chuteiras e outros calçados com álcool por dentro e deixá-los secando em um ambiente ventilado e com sol;
- Lavar os pés com água e sabão durante o banho e secá-los corretamente, dando uma atenção especial à região entre os dedos;
- Sempre que possível, deixar os pés arejados;
- Manter as unhas curtas para diminuir qualquer possível trauma no local.
COMO TRATAR?
Se você está com micose, o melhor a se fazer é buscar um dermatologista para realizar uma avaliação e determinar o tratamento adequado. Como conta a Dra. Cintia Guedes, a abordagem terapêutica depende do fungo causador do problema. “Ele pode ser descoberto por meio de um exame de raspagem das unhas doentes, chamado de exame micológico direto”.
Após o diagnóstico, podem ser prescritos medicamentos tópicos, geralmente na forma de esmalte, ou orais e lasers específicos.