Como organizar as maquiagens: dicas para evitar contaminação
Veja o que fazer para cuidar corretamente dos seus pinceis, esponjas, bases, pós, blushs e outros produtos de beleza
Você já parou para pensar sobre a forma como organiza as suas maquiagens? Será que você tem feito isso da maneira correta? De acordo com a Daniela Pontes, biomédica especialista em biossegurança, ter uma necessaire higienizada e bem arrumada é indispensável para garantir não apenas a durabilidade dos itens, mas também preservar a saúde da sua pele, evitando a proliferação de fungos e bactérias.
“Quando falamos nessa organização, é claro que estamos incluindo as maquiagens, mas, vale dar uma atenção especial aos pincéis e às esponjas, pois esses materiais podem ser foco de infecções quando não são higienizados corretamente e na frequência ideal”, destaca ela.
Além dos cuidados no armazenamento, não podemos esquecer da importância de sempre ficar de olho na validade das maquiagens, afinal, quando vencidas, elas se tornam menos eficazes e contribuem para o aparecimento de problemas como espinhas, alergias e infecções.
A seguir, a especialista conta como organizar as maquiagens para promover a melhor conservação dos seus queridinhos de beleza. Confira:
PINCÉIS E ESPONJAS
Pincéis sujos acumulam resíduos de produtos e até mesmo microrganismos que podem comprometer a qualidade da sua maquiagem e levar ao surgimento de problemas no rosto. Isso ocorre, principalmente, porque esses fatores colaboram para a obstrução dos poros, dificultando a respiração da pele e aumentando as chances de acne, cravos e outros quadros dermatológicos.
Para se manter longe dessas situações, uma dica de Daniela é separar os pincéis limpos dos sujos, utilizando, por exemplo, uma embalagem plástica para cada um deles. Essa prática ajuda a prevenir a chamada contaminação cruzada, que nada mais é do que a transferência de bactérias e impurezas de um material sujo para produtos ou áreas higienizadas.
Já em relação às esponjas, o mais recomendado é guardá-las em um estojo próprio, evitando assim a contaminação dentro da necessaire e reduzindo o risco de possíveis imprevistos, como a abertura de produtos de maquiagem, que poderiam sujar o item.
Após uma semana de uso de pincéis e esponjas, é fundamental higienizá-los. A seguir, confira como fazer isso:
Para pincéis:
- Molhe o pincel com água morna;
- Coloque uma pequena quantidade de shampoo neutro ou limpador de pincel na palma da mão;
- Com movimentos circulares, esfregue as cerdas suavemente na mão;
- Faça os movimentos até a água sair completamente limpa;
- Enxágue as cerdas e esprema o excesso com uma toalha limpa;
- Ajeite as cerdas até que esteja na sua forma de origem;
- Deixe os pincéis pendurados ou apoiados na borda de uma superfície (Isso faz com que as cerdas mantenham sua forma original. Nunca deixe o pincel secar apoiado em uma toalha, já que as cerdas podem mofar);
- Antes de guardar, certifique-se de que eles estão totalmente limpos e secos,
Para esponjas:
- Molhe sua esponja com água;
- Aplique um sabonete neutro nela;
- Esfregue-a suavemente para criar espuma;
- Com os dedos, vá pressionando a esponja em todas as partes, garantindo que o sabonete penetre profundamente e remova os resíduos de produtos.
- Enxágue bem, apertando delicadamente a esponja sob água corrente;
- Repita se necessário;
- Esprema para tirar o excesso de água;
- Deixe-a secar em um local limpo e arejado.
OUTROS PRODUTOS DE MAQUIAGEM
Na hora de guardar blushs, pós, ríméis, bases e outros produtos de make, escolha um ambiente seco e longe da luz direta do sol e tente deixá-los separados de pincéis e esponjas, para que qualquer vazamento ou derramamento não suje os acessórios de aplicação.
Outro cuidado é fechar bem os itens após passá-los no rosto, a fim de conservar a textura deles, evitar o desperdício e prevenir a contaminação com possíveis resíduos da necessaire.
Por fim, vale ressaltar que compartilhar produtos de maquiagem, como batons, pincéis e esponjas, com outras pessoas é algo contraindicado, pois colabora para a transmissão de bactérias e infecções entre os usuários.